Usuários da Unidade Básica de Saúde do bairro Aero Rancho em Campo Grande, foram surpreendidos nesta terça-feira (21), quando chegaram para consulta médica e se depararam com a sala de triagem vazia, sem nenhum enfermeiro para dar o atendimento inicial aos pacientes.
A equipe de triagem, formada por enfermeiros, ou técnicos de enfermagem, é a responsável por prestar o primeiro atendimento ao paciente antes dele ser encaminhado para o médico de especialidade. Na triagem o profissional avalia a pressão arterial, medição da temperatura e colhe as primeiras informações sobre o estado de saúde do enfermo.
Segundo uma paciente que esteve na unidade e prefere não se identificar, conta que no dia foi na consulta com sua mãe e ao chega na unidade, havia apenas um médico atendendo e o local estava lotado e muitos pacientes para serem atendidos.
"Cheguei lá com a minha mãe às 13h30 e ela só foi ser atendida às 16h. Minha mãe gritava de dor, o posto estava lotado e demorou mais de uma hora para chamar um paciente. Como estava demorando muito, fui atrás de algum responsável, entrei na sala de triagem e não tinha ninguém. Nem o enfermeiro chefe estava na sala e muitas pessoas na fila a espera do primeiro atendimento que é feito pela triagem", explicou a paciente.
Revoltada com a situação e a demora no atendimento, a paciente conseguiu gravar um vídeo da sala de triagem vazia, onde os enfermeiros deveriam estar atendendo.
A paciente conta ainda, que ligou na ouvidoria do SUS para reclamar da demora no atendimento médico e para pedir explicações da ausêcina de funcionários no setor da triagem da UBS.
"Eu liguei na ouvidoria e eles disseram que não podem fazer nada. Abriram protocolo e mandaram aguardar o retorno,mas não podem fazer nada de imediato", disse.
A reportagem entrou em contato com a Sesau para dar explicações sobre a situação e aguarda resposta.
Pacientes chegam para consulta e não encontram equipe de triagem em UBS do Aero Rancho pic.twitter.com/DfuFbgWW53
— TopMídia News (@topmidianews) June 22, 2022