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Campo Grande

há 1 hora

Pacientes denunciam descaso e improviso na UPA Universitário em Campo Grande

Há problemas no atendimento, ausência de materiais e restrições para exames básicos em unidade de saúde da Capital

Paciente do UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário, localizada na Avenida Guaicurus, relatou dificuldades para realizar exames e obter medicamentos na unidade de saúde no último final de semana. Segundo o relato, a mulher procurou atendimento neste sábado (6), devido a uma dor forte no lado esquerdo da barriga, sendo orientada a realizar hemograma completo, PCR e beta-HCG, além de receber prescrição de dipirona e ibuprofeno.

Enquanto os pacientes esperavam por atendimento, foram informados via microfone que apenas dois médicos clínicos estavam atendendo e que deveriam ser objetivos durante a consulta, como se fossem “perder tempo” ao conversar com os profissionais. A paciente criticou a abordagem, afirmando que trata os usuários como um favor, e não como direito.

De acordo com a paciente, apenas o hemograma foi processado, enquanto os demais exames não foram realizados por falta de material no laboratório. No domingo (7), ao retornar à unidade, uma nova médica identificou a ausência dos resultados e indicou que poderia ter havido erro do laboratório. A paciente ainda relata que a equipe não conseguiu fornecer a medicação completa no local, sendo necessário buscar alternativas em farmácias particulares.

“O único exame que consegui fazer foi o hemograma. Os outros não estavam sendo realizados por falta de material. Não há ultrassom disponível na UPA e os pedidos para exames particulares não podem ser feitos na unidade. É um absurdo”, disse a paciente, que também criticou a falta de insumos e medicamentos essenciais.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que "a realização de exames está ocorrendo normalmente na unidade. Nos últimos meses, o Comitê Gestor da Saúde vem implementando uma série de ações para aprimorar a gestão e qualificar os serviços, com revisão de contratos, reorganização de equipes, visitas técnicas contínuas e implantação de novos sistemas de monitoramento, como o e-SUS Farmácia, que reforça o controle e a eficiência no abastecimento".

 

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