quarta, 09 de julho de 2025

Busca

quarta, 09 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

05/02/2023 18:10

Pacientes denunciam falta de acessibilidade em clínica de Campo Grande

No período de chuva, a única rampa de acessibilidade fica alagada e dificulta passagem dos pacientes

Pacientes que procuram atendimento na Funcraf (Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais), que é uma instituição filantrópica, com filial em Campo Grande, reclamam da falta de acessibilidade para pessoas com algum tipo de dificuldade.

Segundo a aposentada Eva Nadir, no local, apenas uma rampa de acesso exclusiva para pessoas com alguma deficiência ou com dificuldade para andar, porém, a mesma fica alagada nos períodos de chuva, o que torna inviável o acesso ao prédio.

Ao lado da rampa, também há um enorme matagal que já ameaça invadir a passagem das pessoas.

Ela conta que recentemente esteve no local com sua mãe, uma idosa de 98 anos e que também cadeirante. Chovia muito no dia e ela precisou usar a rampa de acesso, porém, a mesma estava cheia de água por não ter cobertura, o que dificultou a passagem.

Com a rampa molhada, elas tiveram que usar a escada, que segundo Eva, é o único acesso coberto e, mesmo assim, ainda molha devido às goteiras. 

Além da quantidade de degraus existentes, ela conta que existe a dificuldade para um cadeirante ter que subir uma escada sem a ajuda de ninguém.

Ela conta que o atendimento no local é muito bom, mas que deixa a deseja na questão de acessibilidade para pessoas com dificuldades de subir uma escada, por exemplo.

“Não digo isso só pela minha mãe, mas pelas demais pessoas com dualidades de andar, como cadeirantes, pessoas que usam muletas, idosos, pessoas com deficiência visual e tanto outros. Gosto do atendimento deles, mas precisam melhorar a estrutura de acessibilidade do prédio para esses tipos de pessoas”, disse a mulher.
 

O que diz a Funcraf

No que diz respeito a nossa rampa de acesso, realmente a mesma está hoje em local desprovido de cobertura, mas nossos pacientes cadeirantes ou que possuem alguma dificuldade de locomoção podem entrar em nosso estacionamento para que fique melhor o acesso a nossas instalações. Dispomos ainda de uma pessoa que fica na recepção para ajudar sempre que necessário, disponibilizando cadeira de roda que temos para essas situações.

No final do ano passado recebemos a visita de uma equipe da prefeitura para conversarmos sobre acessibilidade não somente dentro da unidade, mas também aos arredores, verificando a questão inclusive dos pontos de ônibus e calçadas.

Sobre o “mato” que a senhora relatou, desde que iniciou a pandemia passamos por dificuldades financeiras e estamos juntando forças para nos reerguermos. No dia 12 de janeiro de 2023 encaminhamos um ofício para a SEMADUR informando nossa situação e se poderiam nos ajudar, sendo prontamente respondidos com uma visita de um dos responsáveis pelo setor, onde o mesmo tirou algumas fotos e disse que ainda semana que vem irá nos informar quando conseguirão nos ajudar com a jardinagem e as árvores que possuem dentro da FUNCRAF.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias