Foi realizada na tarde desta segunda-feira (20), em Campo Grande, a abertura oficial do 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul. Estiveram no evento aproximadamente 50 prefeitos, com discursos que convergiram para um tema central: a necessidade de cooperação entre os diferentes níveis federativos e as instituições parceiras para impulsionar o desenvolvimento sustentável da qualidade de vida nas cidades sul-mato-grossense.
A cerimônia de abertura reuniu uma plateia de prefeitos, gestores públicos, autoridades estaduais e representantes de entidades de classe, unidos pelo propósito de construir um futuro mais próspero para os municípios do estado.
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, subiu ao palco para ressaltar o papel estratégico e multifacetado da instituição.
“Cada ação voltada ao pequeno negócio é um investimento direto no crescimento das cidades e no fortalecimento da economia local. O papel do Sebrae é estar ao lado dos municípios, ajudando a construir condições para que o pequeno negócio prospere e, com ele, todo Mato Grosso do Sul avance”, destacou Cláudio.
Já o governador Eduardo Riedel, demonstrou o compromisso do Governo do Estado em ser um parceiro estratégico dos municípios. Riedel também reforçou a crença de que o municipalismo, com sua proximidade com os cidadãos e suas demandas específicas, é a via mais eficaz para transformar realidades e para que as políticas públicas alcancem verdadeiramente quem mais precisa.
“A Assomasul está trazendo eficiência e qualidade às políticas públicas. O diferencial de Mato Grosso do Sul é o diálogo: entender as prioridades dos municípios, respeitar a diversidade e garantir representatividade. É por isso que o Estado tem avançado e obtido bons resultados”, afirmou o governador.
O Congresso, que se desenrola nos próximos dias, promete ser um espaço privilegiado para a troca de experiências, a apresentação de boas práticas e a formulação de propostas concretas para o aprimoramento da gestão pública municipal. Martha Gabriel, Clóvis de Barros Filho e o Governador Eduardo Riedel, são os palestrantes em destaque do 2º dia de Congresso.







