Seja em família, com os amigos, ou até mesmo sozinho, visitar um parque faz bem para a saúde e aproxima as pessoas da natureza. Além de trazer uma melhor qualidade de vida, os ambientes estimulam o lazer e a prática de atividades físicas, que trazem diferentes benefícios psicológicos, sociais e físicos.
Em comemoração aos 123 anos de Campo Grande, destacamos aqui a importância de quatro grandes parques, que são bastante visitados, principalmente aos fins de semana, onde a população se reúne e se diverte.
Nos altos da Avenida Afonso Pena, o Parque das Nações Indígenas é um dos mais bonitos cartões-postais da cidade. Com uma paisagem bastante arborizada, os seus 119 hectares possuem pista de caminhada, ciclovias, quadra além da agradável companhia dos animais que ali vivem. Dentro do Parque há também pista de skate e a famosa Concha Acústica, onde são realizados shows e apresentações.
Localização no Bairro Mata Jacinto, o Parque Ecológico do Sóter é outro espaço bastante conhecido em Campo Grande. O local congrega vários bairros da cidade como Carandá Bosque, Mata do Jacinto, Vila Margarida e Nova Bahia. Ao longo dos seus 22 hectares, existem campo de futebol, pista de skate, área de caminhada, quadras poliesportivas, academia ao ar livre, parque infantil, pista de ciclismo e outras modalidades.
O Sóter é o primeiro parque da Capital liberado para as pessoas caminharem com cães, um excelente ambiente para família e amigos.
Inaugurado em 1994, o Parque Ayrton Senna, localizado no bairro Aero Rancho, assim como os outros, tem o objetivo de oferecer amplo espaço de lazer aos campo-grandenses.
Entre campos de futebol, quadras de areia e pista de atletismo, o parque possui piscinas e teatro de arena, possibilitando a prática de diversas aulas esportivas, e oficinas culturais gratuitamente.
O Jacques da Luz, conhecido também como Parque das Moreninhas, é um parque e complexo esportivo localizado na BR-163. Inaugurado em dezembro de 1994, o espaço atende os moradores do maior bairro da cidade. Entre os parques da Capital, é ele quem possui um estádio dentro, o Estádio Jacques da Luz.
Parque Elias Gadia também é uma opção em Campo Grande - Foto: Silas Lima
Para o historiador, Eronildo Barbosa da Silva, cultivar grandes parques trazem bons resultados para a vida, seja ele utilizado para lazer, prática de esporte, diversão ou até mesmo reflexão.
“Esses centros fazem a diferença na vida da população, deveríamos fazer como nos Estados Unidos que cultivam grandes parques, pois eles recebem as pessoas para celebrar a vida, cultura, gastronomia, arte e os esportes. São nesses ambientes que famílias, amigos e até pessoas sozinhas aproveitam o tempo para das suas mais variadas formas”, comenta.
Eronildo destaca que os parques têm uma função ainda maior, aproximar a população da natureza, onde vivem muitos animais em meio a paisagem arborizada.
“O maior da Capital morena, o Parque das Nações é o mais bonito, um lugar cosmo política, a arquitetura conseguiu desenvolver uma concepção de projeto de liberdade. Ao caminhar pelo local você sente o vento das árvores, se depara com os animais, a alegria dos pássaros. Essa troca de energia forte entre a pessoa e a natureza é o melhor que esses ambientes podem proporcionar”, afirma.
Em sua visão, o Parque Ayrton Senna é um lugar imenso com um olhar social importante onde atende moradores mais afastados da região central, mas entrega tantos benefícios quanto qualquer outro parque. “População mais vulnerável tem ali lugar onde pode praticar esporte, fazer caminhada, tem espaço para shows e representações artísticas, além de muitas atividades gratuitas voltadas até mesmo para o público infantil”, diz.
Eronildo destaca também a importância do Parque Jacques da Luz atende, o único que possui um campo de futebol, e atende toda a região da grande moreninha, sendo um grande centro de lazer aos moradores do bairro.
“Os quatro parques oferecem suas mais diferentes paisagens, e atividades, mas todos têm o mesmo objetivo em comum, trazer paz, tranquilidade e acima de tudo, proporciona o bem-estar dos frequentadores. O que faz a cidade ter bons parques é preservar os espaços, e pressionar autoridades para que áreas de lazer com essas sejam criados, que permitam mais e mais construções de novos parques para crescimento da educação e cultura de Campo Grande”, finaliza.