Árvores e padrões de energia virou motivo de preocupação e medo a uma moradora da Rua Agnelo Souza Castro, no bairro Jardim Los Angeles, em Campo Grande.
Rosenilda da Silva, relata que ao lado de sua casa há três árvores infestadas por cupins e também sete padrões de energia encostados ao muro e com excessos de fios expostos. Inclusive, os galhos das árvores já encobriram parte dos fios do padrão.
O temor da moradora é que uma das árvores, devido à quantidade de cupins, venha cair sobre os fios, provocar curto-circuito, incendiar a residência e até mesmo ferir pessoas.
Ela diz que já fez a denúncia na Defesa Civil, fez abaixo assinado, o órgão prometeu encaminhar uma equipe até ao local, porém a promessa nunca foi cumprida.
“A gente corre risco dessas árvores caírem. Os padrões foram colocados tudo junto pela Energisa, é fiação para todos os lados e isso é muito perigoso”, disse.
Rosenilda implora por uma providência, pois ela já não tem para onde recorrer e teme pelo pior, devido à situação das árvores e também dos padrões.
Em nota, a Semades informou que será encaminhada fiscalização no endereço informado para vistoria das árvores e identificação do local onde as mesmas estão, se em terreno particular ou na via pública. "Caso estejam em terreno particular a Prefeitura não realiza o manejo. E somente após análise será possível informar o estado fitossanitário e quais medidas poderão ser tomadas", explica.
"A orientação para estes casos é sempre formalizar as solicitações de podas ou remoções para imóvel particular, tanto presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão ou de forma online via e-mail arvorecg@gmail.com com todas as informações necessárias para a abertura deste pedido como: o Requerimento (disponível no site da Semades) de Poda e/ou Supressão de Árvore devidamente preenchido e assinado pelo proprietário do imóvel ou seu representante legal; o documento atualizado que comprove a propriedade ou posse da área privada (pode ser cópia do IPTU ou Ficha Imobiliária); o CPF e documento pessoal com foto do proprietário do imóvel ou seu representante legal; e a(s) Foto(a) da(s) árvore(s). Em casos de árvores localizadas na via pública (canteiros, praças) enviar o Requerimento preenchido, o CPF e documento pessoal com foto do solicitante e foto(a) da árvore", diz a nota.
Reportagem também entrou em contato com a Energisa, pediu parecer sobre a situação, mas até a publicação da matéria não obteve resposta.
* Matéria editada às 10h09 de 13/5 para acréscimo da resposta da prefeitura