O Polo de Atendimento instalado no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, recebeu mais de 1,6 mil pacientes com sintomas de coronavírus e outras síndromes respiratórias, sendo o índice de testes diagnósticos superior a 60%, em três meses de funcionamento.
O local funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriado, das 07h às 19h.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) com base em dados do sistema do Polo Ayrton Senna (SIPAS), até a quarta-feira, foram 1.698 pacientes atendidos, sendo 1.045 submetidos a testagem, o que representa um índice de aproximadamente 61%.
Ou seja, de cada 10 pacientes atendidos, seis foram testados por se enquadrarem nos critérios pré-estabelecidos pelos profissionais de saúde.
Dois tipos de exame estão sendo ofertados, o teste rápido (sorológico) e o RT-PCR, considerado padrão ouro de qualidade, o que amplia a possibilidade de detecção do vírus em diferentes fases de infecção. Dos 1.045 testes, 551 foram do tipo teste rápido, sendo detectado 26 pacientes positivos e 494 foram RT-PCR, com 16 positivos.
Conforme o boletim, 1.052 pacientes foram orientados ao isolamento domiciliar, 586 foram liberados para casa sem restrição e 60 foram encaminhados para outros serviços de saúde. A grande maioria os pacientes relaram sintomas como, tosse, febre, dor de cabeça e desconforto respiratório. O quadro abaixo mostra ainda a quantidade de pacientes com comorbidades.
Polo Ayrton Senna
O Polo de Atendimento foi criado para atender pessoas com suspeita de covid-19. O corpo clínico é formado por uma equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, farmacêuticos, psicólogos e profissionais de Educação Física.
O fluxo de atendimento é unidirecional, evitando assim que os pacientes tenham contato entre si, o que poderia ocasionar uma coinfecção por contato cruzado.
O atendimento no Polo é feito por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento. Caso haja dúvida em relação a necessidade de procurar o atendimento, o paciente poderá entrar em contato com o serviço de Teleconsulta da Sesau, através do número: (67) 2020-2170.