Após a repercussão quanto ao horário de entrada e saída dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande trazida pelo TopMídiaNews, no início desta semana, a Secretaria Municipal de Educação esclareceu que os portões devem ser abertos 15 minutos antes do início das aulas, seja matutino ou vespertino.
Assim, conforme afirma a Semed, no período da manhã os portões devem ser abertos às 6h45 e, no período da tarde, às 12h45.
Entretanto, algumas unidades abrem os portões mais cedo para receberem os alunos. Porém, cada escola organiza o horário de entrada e saída, conforme sua especificidade, levando em consideração se há escalonamentos.
"No horário de entrada e de saída de todas as unidades as equipes são destinadas para coordenar fluxo de alunos, encaminhando diretamente para a sala de aula na entrada, onde já se encontra um professor aguardando pelos mesmos", explicou.
Quanto à saída, tão reclamada pelos pais por conta da matéria publicada, a orientação é de que aconteça separadamente dos demais alunos, uma vez que há chamada individual das crianças, conforme os pais vão chegando para buscar os filhos.
"A orientação dada às unidades escolares é para que adotem medidas de rígido controle e acompanhamento para que nenhum aluno saia desacompanhado da escola. Se mesmo assim ocorrer de uma criança escapar, imediatamente é acionada a Guarda Municipal que juntamente com a equipe da escola saem em busca da criança evadida, até que a mesma seja encontrada e entregue aos pais/responsáveis", afirmou.
Porém, ainda que haja reclamação quanto à possíveis saídas de crianças sem autorização, a Secretaria reforça que há pais que deixam os filhos nas portas das unidades, desacompanhados, muito antes do horário de abertura dos portões.
"As crianças ficam sozinhas e desacompanhadas até a abertura dos portões, o mesmo tem ocorrido no período vespertino, os pais deixam os filhos na calçada, no sol quente. É importante ressaltar que os servidores também têm direito ao horário do almoço e a abertura dos portões das escolas é feita no horário já estabelecido", finalizou em nota.