Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Campo Grande

Possibilidade de novo 'fecha tudo' está descartada em Campo Grande

Prefeito já fez comentários de que não existiu 'lockdown' em Campo Grande. Governo também já sinalizou descartar a medida

16 abril 2021 - 17h00Por Rayani Santa Cruz

Mesmo com o crescimento de casos de covid-19 em Campo Grande e no Mato Grosso do Sul, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) já comentou em últimas entrevistas que a possibilidade de aplicar outro 'fecha tudo' está descartada. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) aparenta seguir a mesma linha de raciocínio. 

No mês passado, a Cidade Morena realizou uma semana de restrições para evitar o aumento de contágio da covid-19. Como alternativa, o prefeito decidiu por antecipar feriados e deixar apenas os serviços essenciais em funcionamento. Isso chegou a causar manifestações em frente a governadoria e na prefeitura, onde empresários de setores não essenciais (como academias e salões de beleza) protestaram pela abertura de seus comércios. 

O gestor chegou a explicar que a medida mais regrada era considerada como lockdown, já que havia autorização de mais de 50 serviços e que a decisão foi por recomendação do Ministério Público e gestores de hospitais em superlotação, mas ainda assim recebeu críticas.

Questionado sobre possibilidade de novo decreto ao início de abril quando acompanhou a vacinação de guardas municipais no Guanandizão, Marquinhos disse que, no momento, estavam descartadas. 

“Não necessariamente. O problema não é distanciamento social a questão é distanciamento físico. Isso é o que a gente tem visto. A gente não quer afastar as pessoas, a gente quer que as pessoas tomem todos os cuidados necessários e usem álcool em gel. Se houver comportamento coletivo vai melhorar. O que nos entristece são festas clandestinas, aglomerados e as pessoas que não tem consciência e contribuem com a pandemia.”

Ele pontuou que a vacinação será a medida mais eficaz contra a doença.