A prefeita Adriane Lopes (Patriota) sancionou leis que visam instituir no calendário oficial de eventos de Campo Grande, a “Semana da Conscientização sobre a Menopausa” e o Aniversário da Independência da Bolívia.
As publicações foram feitas no Diário Oficial desta terça-feira (23).
A “Semana da Conscientização sobre a Menopausa”, que deve ser comemorada, anualmente, na semana do dia 1º de outubro.
Já o Aniversário da Independência da Bolívia, será comemorado, anualmente, no dia 6 de agosto.
A festividade do Aniversário da Independência da Bolívia tem por objetivo divulgar a gastronomia boliviana; fomentar o folclore boliviano e promover o artesanato boliviano.
Conforme a lei, para o desenvolvimento das atividades poderão colaborar associações, entidades de classe, empresários, escolas e universidades, bem como outros setores da sociedade para a organização de palestras,
programas, planos, projetos, debates, ações educativas e demais iniciativas voltadas aos parâmetros e objetivos, para valorizar a cultura boliviana em todas as suas vertentes, com ações pontuais para a sua plena promoção.
O Poder Executivo poderá auxiliar com a iluminação com as cores da bandeira da Bolívia, em homenagem à sua comunidade; contratação de bandas musicais, seguranças e brigadistas; veiculação de campanhas de divulgação da festa em mídia local e em material gráfico; realização de eventos e atrações artísticas e culturais; fornecimento de estruturas como tendas, cones para fechamento de rua, banheiros químicos, palcos, entre outros; e atividades educativas e recreativas para adultos e crianças.
As despesas para a realização do Aniversário correrão por conta das
contribuições da indústria, comércio, de instituições públicas e privadas e das dotações orçamentárias que houver por bem o Chefe do Executivo consignar para tanto.
As duas leis entram em vigor na data de sua publicação.