Moradores do bairro Jardim Auxiliadora, em Campo Grande, denunciam o abandono das obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais, iniciadas há cerca de um ano.
Segundo as informações encaminhadas ao TopMídiaNews, embora parte das ruas tenha recebido o asfalto, a intervenção parou antes de alcançar as áreas mais habitadas, deixando cinco ruas principais inacabadas, justamente onde vivem as famílias que mais sofrem com poeira e barro em dias de chuva.
A situação revolta os moradores, que observam a deterioração do serviço já executado devido às chuvas. “Fizeram meio-fio, prepararam tudo para o asfalto. Agora está tudo se perdendo porque a obra parou. A empresa disse que não recebeu e vai sair do bairro. Isso é um absurdo, é o nosso dinheiro dos impostos indo embora”, desabafa um dos moradores.
A placa instalada no local informa que a obra, com custo estimado em R$ 11 milhões, seria executada em 360 dias. Ela abrange o Jardim Mansur e o Jardim Auxiliadora, e conta com recursos federais repassados via Caixa Econômica Federal, com fiscalização do Ministério das Cidades do Governo Federal.
Ainda segundo a sinalização oficial, a conclusão estava prevista para acontecer em junho de 2025, porém, outubro já está quase acabando e as obras ainda não foram finalizadas.
Entretanto, a empresa responsável pelas obras teria informado à comunidade que está deixando o local por falta de pagamento por parte da prefeitura, com três medições pendentes.
“Não era para estar faltando dinheiro, porque o repasse é carimbado. Já temos a verba destinada. Isso é um descaso total com quem mora aqui”, completou o morador.
O trecho mais avançado da obra, segundo relatos, está justamente em áreas sem habitações, enquanto moradores convivem com transtornos causados por obras inacabadas. Com as chuvas retornando, o risco é de perder todo o trabalho de preparação feito até agora, como compactação do solo e construção de meio-fio.
O morador disse ainda que alguns residentes procuraram a prefeitura, para buscar soluções imediatas para evitar o desperdício de recursos públicos e o agravamento dos transtornos para os moradores, porém, não tiveram resposta.
Por meio de nota encaminhada ao TopMídiaNews, a prefeitura detalhou que a obra está atrasada devido a intercorrências com a execução. Além disso, disse que não existe atraso nos repasses. Confira na íntegra:
"A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) informa que a obra de drenagem e pavimentação de vias no Jardim Mansur/Auxiliadora não está paralisada, houve alguns contratempos que interferiram no cronograma, como a necessidade de remoção de alguns postes de energia elétrica e árvores. Também não há atraso no pagamento dos serviços executados."







