A Secretaria Municipal de Saúde destacou, na noite desta quarta-feira (24), que a rede de saúde tem estoque suficiente de agulhas. A informação é que pode ter havido falta pontual desse insumo em alguma unidade.
A informação da falta de suprimento foi divulgada pelo vereador Clodoíson Pires, do Podemos. Ele visitou as unidades do Jardim Antártica e do Caiobá.
Foi na unidade do Caiobá que o parlamentar recebeu a informação que não havia agulha no posto e que pacientes teriam de comprar para não ficar sem fazer os exames.
Outros problemas
Ainda segundo o vereador, ele constatou outros problemas nas unidades, como computadores velhos, sem mouse e teclado, obrigando funcionários a fazer o trabalho em casa.
Sobre esse ponto, a Sesau destacou o seguinte:
‘’Nesta semana o Município conseguiu a liberação de 13, 5 milhões junto ao Ministério da Saúde, que serão empregados na compra de equipamentos (computadores e tablets) e reestruturação de toda a rede tecnológica da Saúde’’, diz nota da Secretaria.
Sobre um furto ocorrido em uma das unidades, Clodoílson disse que a ação criminosa se deu porque um agente da Guarda Civil Metropolitana estava de férias.
“O ladrão sabe até quando o guarda municipal entra de férias, é brincadeira um negócio desse”, desabafou o vereador.
Sobre a segurança das unidades, a Sesau diz que ‘’a unidade, assim como as demais USFs e UBSs, contam com rondas regulares da Guarda Civil Metropolitana, mas a questão de furtos recorrentes de fios e materiais se tornou um problema de cunho social, que necessita de uma discussão mais aprofundada’’.