Durante evento no Paço Municipal nesta terça-feira (15), o prefeito Marquinhos Trad (PSD) entregou cinco carros às unidades do Conselho Tutelar de Campo Grande. Além disso, a Suasc (Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários) apresentou dados de atendimento e metas para 2022.
O prefeito afirmou que as novas viaturas entregues aos Conselhos auxiliam no atendimento. “Essas entregas são para que eles possam atender as suas demandas e trazer justiça social, diminuindo a distância entre o cidadão vulnerável e o Executivo Municipal.”
Já a Suasc, que tem como subsecretario o ex-vereador Chiquinho Telles (PSD), vai iniciar trabalho presencial nos bairros da Cidade Morena, montando tendas para receber as reclamações dos moradores e demandas em datas a serem agendadas. A primeira ação ocorre em 8 de março, no bairro Noroeste, seguido de ação em 22 de março, em bairro a ser escolhido na região do Segredo.
“Vamos ter a tenda montada e receber lideranças pra atender as demandas dos bairros. O Marquinhos foi o primeiro prefeito a criar secretaria para atender os líderes comunitários", disse o secretário Chiquinho Telles.
A subsecretaria tem sede no Shopping Marrakesh, com 25 salas, dentre elas, um auditório para capacitação, uma sala para os conselheiros regionais e demais para coordenadorias, administrativo e gabinetes, e o novo espaço tem como objetivo receber melhor a população.
Os presidentes de bairro contam com contador e assessoria jurídica para ajudar as associações de moradores.
“O foco é aproximar cada vez mais os líderes comunitários que recebem as primeiras reclamações de seus bairros. Queremos que eles nos ajudem a fazer a cidade melhor, e levantando soluções”, disse Marquinhos.
Segundo a pasta, em 2021, a subsecretaria ouviu lideranças dos bairros e encurtou o caminho para sanar as demandas dos bairros. A subsecretaria foi criada em 25 de fevereiro de 2021.
Entre as ações de 2021, foram ofertados programas de capacitação a 80 lideranças, famílias vulneráveis também foram atendidas com alimentos, houveram 3.755 designações originadas dos bairros totalizando 7.789 atendimentos.
Este ano, a subsecretaria quer homenagear as mulheres líderes das comunidades, pois elas são maioria e estão à frente dos pedidos de melhoria aos bairros.