O presidente do TJ-MS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul), desembargador Carlos Eduardo Contar, cobrou comemorações do poder público municipal à data de fundação de Campo Grande, em 21 de junho de 1872. Porém, a Capital comemora aniversário em 26 de agosto.
Contar enviou ofício à Câmara de Vereadores e afirmou que, "na qualidade de cidadão campo-grandense e chefe de um dos Poderes de MS, venho registrar o retumbante silêncio do Poder Público Municipal no tocante as comemorações desta urbe referente às comemorações dos 150 anos de fundação de Campo Grande".
Contar sugeriu que cabia à Casa de Leis, através dos vereadores, conhecer e divulgar a data, assim como promover a cultura, tradição e fomentar as atividades de preservação da história da cidade. "É certo que ao menos deveria o Legislativo Municipal reparar tal omissão buscando de alguma forma promover a divulgação".
Em resposta à reclamação e insinuações de "omissão" do legislativo sobre a data, o presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges (PSB), disse que a data em que é comemorado o aniversário da cidade é em 26 de agosto e explicou que estudos indicam isso.
"Em que pese o fato de existirem estudos e pesquisas suscitando data diversa, fato é que as comemorações oficiais alusivas ao aniversário de Campo Grande/MS remontam o dia 26 de agosto, data essa que dá nome a rua, escola, unidade básica de saúde, edifício, marca inaugurações de obras públicas (obelisco, por exemplo), espaços públicos (Monumento da imigração japonesa localizado na Praça do Rádio Clube, por exemplo) e é destinadas a várias homenagens a pessoas e entidades que bem representam a Capital Morena."
Carlão ainda explicou que, na data, o poder legislativo comemora o aniversário da cidade com diversas comemorações, entre elas sessão Solene, onde concede Título de Cidadão Campo-Grandense, Título de Cidadão Benemérito e Medalha do Mérito Legislativo José Antônio Pereira, a várias personalidades jurídicas e físicas que tenham prestado relevantes serviços à cidade ou ao seu povo.
"Desse modo, tendo em vista que todas as comemorações de aniversário do município de Campo Grande/MS são remetidas ao dia 26 de agosto, inclusive, feriado local, não há razão para divulgação de data de aniversário diversa daquela em que é corriqueiramente comemorado pela municipalidade."