Os moradores da Vila Bandeirante, nas proximidades do cruzamento da Rua Brilhante com a Rua Vicente Solari, comentaram sobre o aumento de acidentes ocorridos no local. A culpa das colisões: A faixa de ônibus instalada na via em Campo Grande.
Para a reportagem do TopMídiaNews, uma moradora, que não quis se identificar, contou que esta é a quarta vez que carros invadem as dependências da igreja, localizada na esquina do cruzamento. Toda vez, a grade é arrumada, mas logo outro acidente acontece e acaba com todo o serviço.
Ela detalhou ainda que antes do corredor de ônibus, as colisões aconteciam, mas nunca como agora. Todo dia seria uma nova batida na região, o que vem deixando os moradores ressabiados por conta da situação.
O capotamento ocorrido na manhã de hoje, teria sido causado por conta da confusão que a faixa exclusiva para o transporte coletivo causa nos motoristas. Isso porque é proibido transitar no local, porém, em casos de conversão pode-se entrar na pista antes de fazer a curva.
Acontece que alguns condutores desconhecem as regras de trânsito instauradas pela Prefeitura de Campo Grande, que permite o acesso a pista para realizar as conversões.
Problema constante – Não é de hoje que os moradores da região reclamam da faixa de ônibus instalada na região, que pega da Rua Guia Lopes até o Terminal Bandeirantes.
Isso porque muitos desconhecem as regras de trânsito para curvas, enquanto outros utilizam o espaço para transformar a via em uma ‘pista de corrida’, já que não existe uma fiscalização efetiva no local.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande sobre o assunto. Veja a resposta:
A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) reforça seu compromisso com a organização e a segurança do trânsito na cidade, com especial atenção à manutenção da ordem nas vias públicas e ao respeito às leis de trânsito. Nesse sentido, a Agetran orienta a população quanto às normas relativas ao uso dos corredores de ônibus, fundamentais para a fluidez do tráfego urbano e para o bom funcionamento do transporte público.
O projeto dos corredores de ônibus está previsto no Plano Diretor de Mobilidade Urbana, com o objetivo de garantir a eficiência do transporte coletivo, permitindo que os veículos cumpram seus trajetos com mais rapidez e segurança.
É fundamental que todos os motoristas respeitem as faixas exclusivas, pois a circulação indevida nesses corredores pode acarretar multas, uma vez que tal infração compromete diretamente a fluidez e a organização do tráfego. O uso incorreto dos corredores de ônibus interfere no transporte coletivo, prejudica a mobilidade urbana e pode gerar congestionamentos, impactando negativamente a rotina de todos os usuários das vias.
Quando o motorista pode utilizar o corredor de ônibus?
Conversões: Quando for realizar a conversão à esquerda (caso o corredor esteja à esquerda) ou à direita (se o corredor estiver do lado direito da via).
Acesso a imóveis lindeiros: Para entrar ou sair de estabelecimentos ou residências localizados no trecho onde há o corredor de ônibus.
Exemplo: entrar em uma farmácia ou sair de um posto de gasolina.
Como utilizar corretamente o corredor de ônibus?
Para conversões:
· O motorista deve acessar o corredor na quadra em que for realizar a conversão.
· Utilize, o trecho com linha tracejada (linha de continuidade) para acessar o corredor com segurança.
· Deve acionar a seta de direção, verificar se há ônibus ou outros veículos no corredor e, caso haja, aguardar a passagem.
· Com a seta de direção acionada, acessar o corredor com atenção, manter a seta acionada e realizar a conversão com segurança.
Para acesso a imóveis:
· O motorista deve sinalizar corretamente com a seta de direção, acessar o corredor apenas na quadra correspondente ao imóvel e aguardar a passagem dos veículos antes de entrar.
· Atenção: Nunca estacione sobre a calçada, nem realize embarque/desembarque de passageiros sobre ela.
Para sair de imóveis:
· Verifique com atenção a presença de ônibus ou veículos no corredor.
· Aguarde a passagem e, quando for seguro, entre no corredor, retornando à faixa de rolamento o mais breve possível.
Atenções importantes:
· Preferência: Ônibus ou veículos que estiverem circulando no corredor têm sempre a preferência.
· Conversões incorretas: Nunca realize conversões diretamente da faixa de rolamento central.
Penalidade por uso indevido do corredor de ônibus:
Infração gravíssima, conforme o Artigo 184, inciso III do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
· 7 pontos na CNH
· Multa de R$ 293,47