A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

28/11/2021 18:10

A+ A-

Procura por cadastro no CRAS cresce 120% em meio ao Auxílio Brasil

Cadastro Único é obrigatório para acesso a programas assistenciais

A procura para fazer o Cadastro Único, nos Centros de Referência em Assistência Social, cresceu 120%, nos últimos dois meses, em Campo Grande. A busca pelo registro ocorre em meio à implantação do Auxílio Brasil. 

O Cadastro Único é um registro obrigatório para se ter acesso a programas assistenciais, como o Bolsa Família, que deu lugar ao Auxílio Brasil. 

Segundo a gerente do Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social, Viviane Brandão, não é possível afirmar, no entanto, o motivo exato do aumento da demanda. Pode ser em razão do Auxílio Brasil como também da campanha de atualização do Cadastro Único.  

‘’Nós temos esses dois públicos nos acessando desde outubro’’, diz Viviane. 

Cadastro Único

Viviane diz que a população tem procurado a SAS para saber como vai funcionar o Auxílio Brasil, mas esclarece que a entrada ou exclusão em programas sociais não são atribuição da pasta. 

‘’É uma exclusividade do Governo Federal. Nós fazemos o cadastro e atualizamos, mas cabe ao governo federal decidir’’, observa a gestora. 

Brandão fez questão de ressaltar que as famílias que procuraram a SAS, nos últimos dois anos, já estão com cadastro atualizado e devem aguardar o chamado do Governo Federal. 

‘’E isso depende do orçamento do programa e os que têm perfil para entrar’’, observou Viviane. 

Já o público que não procurou o órgão, nem em 2020 e 2021, para atualizar o cadastro, a SAS pede que procure o CRAS mais próximo, ou até mesmo a central do Cadastro Único. 

‘’É preciso levar documentação original de todos que moram na casa’’, diz Viviane. Ela acrescenta que os moradores de uma casa não precisam ser necessariamente parentes. 

‘’Todos que dividem renda e despesa devem estar no cadastro único’’, informou a SAS.  

Caso alguém tenha dúvidas, basta ligar para o número: (67) 3314-4482, com ramais 6152; 6037 e 6038. 

Documentos para o Cadastro único: (Reprodução SAS)

Atendimento 

As nove unidades do CRAS, de maior movimento, estão funcionando em horário estendido, de segunda a sexta, para atender a grande demanda. Os horários são: das 7h ao meio-dia e das 13h às 17h. 

São elas: Aero Rancho; Vida Nova; Moreninha; Nasser; São Conrado; Guanandi; Dom Antônio; Canguru e a Central do Cadastro Único, na rua dos Barbosas (Amambaí). 

Ainda devido ao grande movimento, as unidades funcionarão no próximo sábado (27), das 8h às 12h. Neste caso, são as mesmas da lista acima, com acréscimo da unidade Aeroporto.   

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias