Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Campo Grande

Profissionais celebram dia do papiloscopista na Câmara e pedem valorização e unificação de carreiras

Evento contou com palestras e apresentação de tecnologias

04 fevereiro 2019 - 19h50Por Thiago de Souza e Amanda Amaral

A Câmara Municipal de Campo Grande foi palco de evento em homenagem ao dia do Perito Papiloscopista - 5 de fevereiro - na noite desta segunda-feira (4), em Campo Grande. O evento, organizado pelo sindicato que representa os profissionais, apresentou novas tecnologias para elucidação de crimes e palestras sobre a relevância da profissão.

O encontro serviu como pedido para que a perícia papiloscópica seja incluída no quadro das perícias oficiais forenses. Também foi manifestado o desejo de unir as categorias de perito criminal e perito papiloscopista.

Evento apresentou novas tecnologias na área da papiloscopia. (Foto: Wesley Ortiz)

No estado são 171 profissionais, mas em um cenário ideal, contaria com 330, de acordo com Márcio Paroba, coordenador da Divisão do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul.

''Nos últimos anos do setor no estado tem sido de bastante avanço em informatização dos trabalhos. O estado faz parte de um dos nove que tem banco de dados completo para identificar vítimas e/ou autores de crimes'', explicou Paroba.

Além da confecção do registro geral, Márcio explica que há outras atribuições, como a perícia de crimes em que o cadáver não é identificado, trazendo alívio às famílias, retrados falados e as coletas de digital para o banco de dados estar sempre atualizado.

Evento teve palestra de advogados e peritos. (Foto: Wesley Ortiz)

Além do vídeo apresentado aos convidados e das homenagens, houve palestras com o senador João Costa Ribeiro Filho (PSL/TO), do perito papiloscopista de MS, Ricardo Werk, do  perito papiloscopista do estado do Espírito Santo, Tadeu Nicoletti Ferreira, e dos advogados criminalistas Cesar Maksoud e Lucas Navarro.