Programa de qualificação profissional 'Minha Chance' atraiu 1.862 pessoas nas Moreninhas e realizou 520 atendimentos neste sábado (23). Projeto foi realizado no bairro de Campo Grande pelo Sistema Fiems em parceria com o Sebrae/MS.
O Minha Chance é o maior programa de qualificação profissional, empregabilidade e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. O evento, que começou às 8h e terminou às 15 horas, no bairro Moreninha 3, levou à população inscrições para cursos de qualificação profissional do Senai gratuitos, vagas de emprego, atendimento e orientações aos empreendedores do bairro, oficina de panificação e palestras.
O diretor da Fiems Julião Gaúna destacou que a instituição desempenha um papel fundamental para ajudar o Estado a sanar o déficit de mão de obra, além de oferecer crescimento e renda para quem precisa. “Temos 20 mil vagas de emprego abertas em Mato Grosso do Sul. Oferecer essa oportunidade e vir até os bairros significa gerar renda, riquezas, crescimento e prosperidade para Mato Grosso do Sul”, afirmou.
O chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale, reforçou a importância que o evento tem e a responsabilidade em ajudar a preencher as vagas disponíveis no mercado. “Nós queremos trazer essas oportunidades direto pra as pessoas que estão precisando dessas 20 mil vagas. E não basta preenchê-las, precisamos qualificar essa mão de obra. Essa é a segunda edição e vamos continuar e avançar com o Minha Chance para alcançar todos que precisam”, pontuou.
Na avaliação do diretor superintendente em exercício do Sebrae, Tito Estanqueiro, o desafio da mão de obra e qualificação só será sanado com boas estratégias e a ação tem levado isso para quem precisa. “Não é impossível, mas as pessoas precisam querer abraçar essa chance. O Sebrae está aqui para orientar, trazer qualificação e preparar esses interessados”, disse.
Também presente ao evento, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, elogiou a iniciativa e ressaltou que o Estado precisa de iniciativas como essa. “Mato Grosso do Sul está recebendo muitos investimentos, novos empreendimentos, recrutar e qualificar mão de obra é um ponto fundamental nesse processo”, salientou.
Para o diretor-executivo do SBT MS, Maurício Andreoli, a parceria não poderia ter dado mais certo. “É geração de emprego, renda para a população, e nós temos muito prazer em estarmos juntos nessa parceria, o programa tem um apelo muito forte e ajuda a atrair essas pessoas que estão buscando uma oportunidade, precisamos divulgar e fazer o ‘Minha Chance’ crescer ainda mais”, reforçou.