TCE MAIO
TJMS MAIO
Menu
terça, 24 de maio de 2022 Campo Grande/MS
CÂMARA MUNICIPAL MAIO 2/3 ANO
Campo Grande

R$ 23 mil: igreja Universal é condenada a devolver valor de carro doado por fiel

Decisão foi do Tribunal de Justiça que aceitou o recurso da vítima

16 outubro 2018 - 18h42Por Thiago de Souza

Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul acatou o recurso de um comerciante que doou um carro Gol à Igreja Universal do Reino de Deus, em 2009, e determinou que a denominação devolva o valor  equivalente ao veículo, de R$ 23 mil ao fiel.  

A decisão foi por maioria dos desembargadores da 5ª Câmara Cível do TJ. Conforme o autor da ação, em 2006 ele passava por dificuldades financeiras e começou a frequentar a igreja. Ele afirma que por estar debilitado financeira e emocionalmente, foi facilmente enganado e entregou o carro ano 2007/2008 em uma das campanhas, chamada de Fogueira Santa de Israel.

A vítima detalhou no processo que recebeu forte pressão psicológica e coação dos pastores da igreja para doar dinheiro e o bem móvel. O argumento dos religiosos para entrega de valores era ''a busca da fé perfeita e encontro com Deus''.

Depois que doou o veículo, o comerciante, dono de um pequeno restaurante, viu sua situação financeira piorar, já que o carro era usado para entregar os marmitex encomendados e comprar mercadorias.

O desembargador Sideni Soncini Pimentel entendeu que as provas do processo demonstram que ''a vítima não só participava dos cultos da igreja como também era fiel fervoroso e centrado nos ensinamentos da congregação, chegando a se exceder em razão das suas convicções religiosas''.

Pimentel destacou ainda que o autor do processo foi induzido ao erro substancial, ao acreditar que a doação de seu veículo à igreja poderia resolver seus problemas financeiros, baseados na confiança depositada das palavras do pastor naquele momento.