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BR-163

há 1 mês

Rotatória que matou duas jovens já foi palco de outros acidentes e população pede mais fiscalização

População diz que rodovia, conhecida antigamente como rodovia da morte, falta sinalização e fiscalização

Palco de uma tragédia que tirou a vida de duas jovens, a rotatória que liga as cidades de Bandeirantes, Camapuã e São Gabriel do Oeste, no entroncamento da BR-163 e BR-060, é local onde a população pede maior atenção a instalação de sinalizações e radares de fiscalização. 

O ponto, que já registrou outros acidentes graves, teve na noite deste domingo (8), uma batida entre um caminhão e um ônibus escolar, que transportava 16 pessoas, sendo 15 atletas e uma motorista. Na colisão, duas jovens, identificadas como Kamilly Camargo e Marcela Andressa morreram. 

As jovens voltavam de um campeonato de futebol, que ocorreu em São Gabriel do Oeste. 

Após o acidente, a população das três cidades publicaram nas redes sociais e em grupos em aplicativos de mensagens sobre a falta de fiscalização por meio de radares, além da duplicação da BR-163, que liga os municípios. 

A rodovia recebeu obras de duplicação, administradas pela CCRMS Via, em trechos próximos a Bandeirantes e São Gabriel do Oeste, mas a região onde ocorreu o acidente teve apenas o asfalto recapeado. 

Devido ao grande fluxo de veículos e por ser uma das principais rotas do estado, a BR tem grande fluxo de carretas de transporte de cargas. 

Devido à reclamação e pedido da população após o acidente, o TopMídiaNews procurou a assessoria de comunicação da CCRMS Via, concessionária que administra a BR-163, para saber sobre a instalação de radares e sobre a duplicação da rodovia. Em nota, a concessionária enviou a seguinte nota.

Veja na íntegra:

"Em relação à instalação de radares, a Concessionária esclarece que o contrato de concessão prevê a operação de 13 equipamentos, sendo que todos estão em funcionamento. Outros radares instalados anteriormente e não previstos originalmente no contrato foram desativados para atualização tecnológica, e a Concessionária está em processo junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a substituição por modelos que atendam às normas atuais mediante inclusão no contrato 

Enquanto aguarda as aprovações necessárias, a CCR MSVia tem implementado medidas como reforço de sinalização, instalação de sistemas de alerta, e monitoramento intensivo por 477 câmeras. Também continua ativamente na realização de campanhas de conscientização, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal na fiscalização de velocidade por meio de radares portáteis. 

A CCR MSVia reforça seu compromisso com a segurança viária e com a prestação de serviços de qualidade a todos os usuários da BR-163/MS, em seus 845,4 quilômetros de extensão".

Caso 

Duas atletas feridas em grave acidente no entroncamento da BR-163 e BR-060, em Bandeirantes, passaram por cirurgia na Santa Casa de Campo Grande. Elas e outras três vítimas estão internadas no hospital em estado grave.

Elas são jogadoras de futsal e voltavam para casa, na noite deste domingo (8), após um jogo em São Gabriel do Oeste. A equipe de futebol feminino havia participado de um torneio em São Gabriel do Oeste, onde chegou até a semifinal, sendo desclassificada nos pênaltis. 

Na volta para casa, o micro-ônibus em que estavam, junto com outras 11 jogadoras, além da motorista e uma criança, filha de uma das atletas, foi atingido por uma carreta. Ao todo, foram 18 pessoas feridas.

As cinco atletas precisaram ser transferidas para Campo Grande devido ao estado de saúde. Um das jogadoras, foi arremessada para fora do ônibus, tamanha a força da batida.

Das cinco em estado mais delicado, duas passaram por cirurgia. Todas as cinco seguem internadas com quadro estável, afirmou um amigo das vítimas.

As 16 vítimas foram socorridas pela equipe de socorristas da CCR MSVias, que administra a rodovia. Todas sofreram diversos ferimentos pelo corpo e fraturas.

Além das encaminhadas a Campo Grande, quatro atletas e a criança foram lavadas para São Gabriel do Oeste. No entanto, Kamilly Camargo e Marcela Andressa, não resistiram aos ferimentos e morreram.

Outras cinco pessoas atingidas, que não corriam risco de vida, foram levadas para o hospital de Camapuã. Elas seguem em observação.

Segundo a CCR MSVias, a rodovia foi bloqueada com o tráfego desviado pelas alças do trevo e não gerou lentidão. A liberação total da BR-163 aconteceu por volta das 23h01.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) também foi acionada e esteve presente.

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