Moradores do Bairro Jardim Presidente, em Campo Grande, enfrentam sérios problemas de abandono e insegurança após a abertura da Rua Maria Flauzina para facilitar o acesso à USF Dr Nasri Siufi.
A Rua Maria Flauzina foi aberta em outubro de 2024, mas desde então está servindo para descarte irregular de lixo. Uma moradora da região, que preferiu não se identificar, disse: "A rua está virando um lixão. À noite, sem iluminação, virou um beco praticamente", afirmou.
Ela também mencionou que a coleta de lixo ocorre regularmente às segundas, quartas e sextas-feiras, mas a rua permanece suja devido ao descarte irregular de resíduos.
Além do acúmulo de lixo, a falta de iluminação pública e a presença de matagal nas proximidades aumentam a sensação de insegurança entre os moradores. "Tem bicho, escorpião, e a rua está abandonada. Cada dia que passa, piora", relatou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) informou que existem diversos pontos de descarte irregular de resíduos em Campo Grande.
"Infelizmente, grande parte desse problema é causado pela ação de moradores que, sem consciência ou de forma negligente, descartam entulhos e outros materiais em locais proibidos. A Sisep realiza a limpeza desses pontos com frequência, mas semanas após a limpeza o local volta a ser tomado de resíduos. Por isso a administração municipal pede a colaboração dos munícipes denunciando as pessoas que praticam esse ato, acionando a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana pelo telefone 153", diz.
Veja: