A restrição ao atendimento a novos pacientes deve continuar até o início da tarde desta sexta-feira (28), na Santa Casa de Campo Grande. A informações foi confirmada por uma funcionária da instituição.
Na manhã de hoje (27), a diretoria do hospital decidiu fechar as portas para o recebimento de novos pacientes, por correr o risco de não conseguir atender a todos de forma adequada.
Segundo a nota, a instituição enfrenta uma superlotação constante nos serviços de urgência e emergência no Pronto-Socorro, tanto adulto, quanto pediátrico, do SUS.
O comunicado explica, ainda, que a Área Vermelha, que tem capacidade para seis pacientes, está atualmente com 20 e destes, 16 aguardam por leitos de UTI, sendo que quatro estão graves e intubados.
Na área verde do Pronto-Socorro, que tem capacidade de apenas sete leitos, a lotação é ainda pior: são 64 pacientes, entre os quais, 41 aguardam vagas para a enfermaria, e os demais estão em observação.
Até o Centro Cirúrgico do hospital está sendo ocupado por dois pacientes que aguardam, respectivamente, vaga no CTI e na enfermaria e, consequentemente, a presença deles ali impede a realização de novos procedimentos cirúrgicos.
Pediatria
A Área Vermelha Pediátrica tem capacidade para apenas três pacientes, mas está, neste momento, com cinco, e todos intubados, com possibilidade de mais um deles precisar de ventilação mecânica.
Já na Área Verde, todos os sete leitos estão ocupados.
Resolução
"A Santa Casa de Campo Grande, por meio do Diretor Técnico, em suas atribuições institucionais e regulamentadas pelo CRM, resolve restringir totalmente a entrada de novos pacientes na Instituição a partir das 9h desta quinta-feira, dia 27 de abril de 2023, pelas próximas 6h, podendo ser prorrogado até que se resolva minimamente a questão", informa a nota.