A Santa Casa de Campo Grande realizou nesta segunda-feira (21), a 19ª captação de órgãos deste ano de 2022. Na oportunidade, também foram extraídas as córneas de uma mulher de 46 anos, que evoluiu para morte encefálica, após uma hemorragia cerebral e sem sucesso ao tratamento cirúrgico de reversão do caso devido à gravidade.
Segundo a instituição, o processo de doação foi efetivado a partir da autorização dada pela família que tomou a decisão de doar, ato que proporcionou uma nova chance de vida a cinco pacientes. Foram captados o fígado, os dois rins e as córneas, sendo que apenas os tecidos ficaram no hospital para serem usados no tratamento de pacientes.
O fígado extraído foi levado pela equipe de especialistas para Brasília, já ambos os rins, depois de captados pela equipe de Urologia da Santa Casa, foram encaminhados para o estado de São Paulo.
Essa importante ação contou com a ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB) para o apoio logístico das equipes e dos órgãos para serem transplantados em tempo nos pacientes, que aguardavam por esta chance de uma nova qualidade de vida. E de acordo com os dados levantados pela OPO Santa Casa, as 19 doações feitas desde o início deste ano proporcionaram a captação de vinte rins, seis fígados e um coração.
Patrícia Berg, médica coordenadora da OPO, ressalta que o acolhimento dos familiares é uma das partes mais importantes no processo de doação. “A gente procura fazer o acolhimento da família desde a entrada do paciente, de forma a oferecer a essa família amparo e ajuda para passar por todo esse processo, a entender o que é a morte encefálica e a trabalhar este momento difícil e de luto que estão vivendo,” concluiu.