A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

19/12/2020 18:10

A+ A-

Saúde pede calma a quem precisa e reforça que 'revogadaço' de atendimento de saúde mental não saiu

Órgão diz que medidas contrárias, reveladas pela grande mídia, podem ser revertidas

Para a Secretaria Municipal de Saúde, não é possível estimar prejuízos às políticas de Saúde Mental em Campo Grande que seriam decorrentes de uma provável revogação de portarias nessa área, cogitadas pelo Governo Federal. Por ora, o órgão destacou os milhares de atendimentos feitos pelos Centros de Apoio Psicossocial na cidade. 

Jornais de âmbito nacional publicaram denúncia dizendo que o Governo Bolsonaro teria intenção de revogar 99 portarias que balizam a política de saúde mental no País. Segundo entidades e associações de médicos, haveria prejuízo com a revogação das normas. 

O Estadão divulgou manifestação de um grupo de dez médicos, que alertou que a intenção do governo é retirar dos Caps o atendimento psiquiátrico voltados a usuários de drogas. Já segundo a revista Carta Capital, o tal ‘’revogaço’’, em linhas gerais, transfere as políticas comunitárias do Ministério da Saúde para o ramo da assistência social, o que reduziria os investimentos nos Caps e aumentaria a verba destinada a hospitais psiquiátricos. 

Ainda segundo a Carta Capital, documentos mostram que, na proposta do Governo, os Caps ficariam responsáveis apenas pela reabilitação dos pacientes, tornando-se serviços de assistência social e não mais de saúde pública. O Programa De Volta para Casa, que visa a reinserção social dos pacientes também estaria ameaçada com as novas medidas, diz a Revista. 

A revogação das portarias ainda não ocorreu e a Associação Brasileira de Psiquiatria e membros do Governo ainda discutem detalhes dessas medidas. 

Caps em Campo Grande

Segundo a Sesau, Campo Grande conta com 6 Caps 24 horas, duas residências terapêuticas e uma unidade de acolhimento adulto. De janeiro até 1º de dezembro, foram realizados cerca de 40 mil atendimentos nessas unidades da Rede de Saúde Mental de Campo Grande. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024