Mãe de um aluno de 4 anos procurou o TopMídiaNews para denunciar a falta de comunicação entre a Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia de Queiroz, localizada no bairro Zé Pereira, em Campo Grande, e os responsáveis pelos estudantes. Segundo ela, as aulas foram suspensas na segunda (19) e terça-feira (20) para formação dos professores, mas nenhum aviso foi enviado por bilhete na agenda escolar, o que a deixou surpresa com a situação.
“A prefeitura manda agenda no kit escolar, mas a escola não usa. Não recebi nenhum bilhete, fui pega desprevenida”, reclamou técnica de enfermagem Tayanara da Silva Mendes.
Ao questionar a ausência de comunicação, ela foi informada de que os recados são enviados por um grupo de mensagens. No entanto, afirma que nunca foi incluída no grupo e se sentiu excluída.
“Disseram que eu não estou no grupo da escola, mas eu não fui colocada. Se vão usar grupo, deveriam garantir que todos os pais estejam nele. Achei uma falta de consideração”, desabafou.
Segundo Tayanara, a situação vem se arrastando há algum tempo. “Eu solicitei para entrar no grupo no dia 11 de maio e só hoje (21) me mandaram o link. Antes disso, falaram que a única coisa que podiam fazer era me passar um número e que eu mesma pedisse para entrar”, contou.
Tayanara afirma que esperava que a agenda escolar enviada pela prefeitura no início do ano fosse utilizada para repassar as orientações. “Por ele ser pequeno ainda, achei que a agenda seria o meio por onde eu saberia o que está acontecendo com ele e as orientações da escola, mas não é isso que acontece. A agenda nem é usada”, disse.
Ela também destacou que não é a primeira vez que passa pela situação, por isso a indignação. “É a segunda vez que isso acontece. Eles falaram que tinha um recado no portão, mas quem busca meu filho nem é alfabetizado. Como poderia ter me avisado?”, questionou.
Veja a nota da Semed (Secretaria Municipal de Educação):
A Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED) informa que respeita os direitos das famílias em relação ao acesso à informação e à comunicação sobre a rotina escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino, assim como reforça a autonomia de cada unidade escolar para definir os canais de diálogo e atendimento com a comunidade escolar.
Em relação ao caso mencionado envolvendo a Escola Municipal Carlos Garcia de Queiroz, no bairro Zé Pereira, esclarecemos que as formações pedagógicas fazem parte do calendário letivo anual, o qual é disponibilizado aos pais e responsáveis no início do ano letivo. Essas formações são fundamentais para o planejamento, avaliação e aprimoramento do trabalho docente.
A SEMED orienta as unidades escolares a manterem canais abertos, acessíveis e diversos de comunicação com as famílias, respeitando as especificidades da comunidade atendida. Os meios mais utilizados incluem: grupos de WhatsApp, agendas escolares, bilhetes, murais informativos, cartazes nos portões das escolas e, em alguns casos, redes sociais institucionais.
No entanto, compreendemos a preocupação expressa pela responsável citada na reportagem e reforçamos que é dever das escolas garantir que todas as famílias estejam incluídas nos canais oficiais de comunicação. Situações como essa, quando identificadas, são tratadas com atenção pelas equipes gestoras, com o objetivo de melhorar os fluxos de informação e assegurar que nenhum responsável se sinta excluído ou desinformado.
* Matéria alterada às 9h15 de 22/5 para acréscimo de resposta da Semed