Com medo da onda de assaltos que assombra os estabelecimentos comerciais de Campo Grande, um comerciante identificado como Miguel Carvalho compartilhou um comunicado simples, mas que serve de advertência aos clientes do município.
No grupo de entretenimento ‘Galera da Manobra’, o comerciante chama a atenção e pede para que as pessoas, que utilizam motocicleta, que ao entrarem nos estabelecimentos comerciais, retirarem o capacete, pois isso, segundo ele, passa mais tranquilidade para os funcionários e proprietários dos comércios.
“Venho pedir pelo amor de Deus que compartilhem esta publicação, nós trabalhadores do comércio, imploramos para que as pessoas de bem que chegarem a um estabelecimento comercial, seja ele qual for, retire o capacete da cabeça, pois trabalhamos com medo todos os dias por conta da onda de crimes que vem acontecendo em nossa cidade. Só o fato de retirar o capacete já nos passa uma maior tranquilidade no atendimento. Então por gentileza se você é uma pessoa de bem retire o capacete, pois quem chega às lojas com capacete na cabeça geralmente é bandido querendo aprontar, e você com capacete na cabeça nos não conseguimos diferenciar”.
O que diz a lei
A Lei Estadual Nº 5064 de 20/09/2017 proíbe o ingresso ou a permanência de pessoas utilizando o capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face, nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público, no Estado de Mato Grosso do Sul.
Os bonés, capuzes e gorros não se enquadram na proibição, salvo se estiverem sendo utilizados de forma a ocultar a face da pessoa.
Ainda conforme a lei, os responsáveis pelos estabelecimentos deverão afixar uma placa indicativa na entrada do estabelecimento, contendo a seguinte inscrição: "é proibida a entrada de pessoa utilizando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face."