O tempo fechou em Campo Grande no início da tarde deste domingo (19) e a promessa é de temporal para as próximas horas, segundo previsão meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O sol forte predominou desde o início da manhã e trouxe novamente o calor que ficou escondido por alguns dias.
Conforme o alerta em vigência, as chuvas intensas podem retornar a qualquer momento em várias cidades, já que o comunicado amarelo prevê chuvas para pelo menos 30 cidades, incluindo a capital sul-mato-grossense.
O comunicado, inclusive, segue até a manhã desta segunda-feira (20). Nele, o instituto explica que as chuvas de momento podem ter um acumúlo de 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no final do dia.
Os ventos intensos também podem estar presentes com média de 60 km/h. Alagamentos e queda de árvores não estão descartados pelo Inmet. Por outro lado, existe a expectativa de tempestade para a área centro-norte e pantaneira de Mato Grosso do Sul.
Por lá, a tendência é que as chuvas tenham um acumulado de até 100 milímetros no fim do dia e rajadas de ventos de até 100 km/h. Veja a lista de cidades em alerta:
Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Jaraguari, Ladário, Miranda, Nioaque, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Terenos.
A tendência é que a instabilidade no tempo permanece durante a semana e termine somente no Natal com o retorno do calor intenso.