A falta de respeito com os ciclistas que fazem uso das ciclovias, tem causado indignação para quem usa diariamente esse recurso para chegarem ao seu destino em Campo Grande.
A ciclovias foram feitas para dar mais segurança e evitar que os ciclistas dividam as vias públicas com carros e motos, mas, o que se vê pela cidade é a total falta de respeito com quem as usam.
A operadora de telemarketing, Walquiria Pinheiro, de 41 anos, moradora na Vila Leblon e usa as ciclovias diariamente para ir e vir do trabalho e ela relata os diversos flagrantes de desrespeito tanto de pedestres, quanto dos próprios condutores de carro.
Ela conta que é muito comum, nos cruzamentos por onde passam as ciclovias, os motoristas de carros não notarem a presença do ciclista e acabam causando situações que os colocam em situações de risco.
"Esses dias estava indo para o trabalho, quando eu estava cruzando a ciclovia da Afonso Pena, um motorista veio olhando apenas para o lado onde vinham os carros e não notou que eu estava cruzando a via pela faixa da ciclovia e por muito pouco ele não me atropelou", conta a mulher.
Outro flagante de falta de respeito, segundo a Walquiria, são os pedestres que transitam pelas ciclovias, alguns deles até trafegam pelo local desatentos e nem percebem a chegada do ciclista, o que acaba interferindo no fluxo do trânsito da ciclovia.
"Eles deixam de andar nas calçadas para transitarem pela ciclovia e querendo ou não, isso também pode causar um acidente. As vezes o ciclista vem no embalo, principalmente nas curvas da ciclovia e acaba se deparando com o pedestre, o que obriga o ciclista a ter que frear bruscamente a bicicleta para não atropelar a pessoa que está passando ali. As vezes não é só uma pessoa, são mais e que também usam a ciclovia para fazerem caminhadas", explica a operadora.
Para Walquiria, é preciso que a Agetran, ou orgãos responsáveis pelo trânsito da Capital também façam campanhas de conscientização, para que tanto os pedestres,quanto os condutores de carro respeitem as ciclovias.
"As pessoas tem que entender que as ciclovias é um lugar exclusivo para ciclistas e tem que haver o respeito a este local. E os condutores de carros e motocicletas, ter mais cuidados com os cruzamentos das ciclovias, ter mais atenção e dar a preferência quando o ciclista estiver cruzando a via. Quanto ao pedestres, é importante que eles procure usar as calçadas, porque desse forma será seguro para eles e também para nós e também uma forma de evitar acidentes" conclui Walquiria.
A reportagem entrou em contato com a Agetran para saber quais são as regras estipuladas para o uso da ciclovias e se há uma campanha de conscientização para os cuidados com os ciclistas no trânsito de Campo Grande.