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FISCALIZAÇÃO

há 3 anos

Uber defende cancelamento de viagens após ter escritório fechado em Campo Grande

Empresa alega que local está regular e atende apenas motoristas, não passageiros

A Uber defendeu o direito de motoristas parceiros cancelarem viagens a bel prazer. A informação ocorreu após o fechamento do escritório da empresa em Campo Grande, em ação conduzida pelo Procon Estadual, Procon Municipal e Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo).

Nesta quarta (15), os órgãos de fiscalização e a Polícia deflagraram operação chamada 'Viagem Cancelada', apurar os constantes cancelamentos feitos no aplicativo na hora de pedir um carro.

Em resposta a questionamento da reportagem, a Uber afirmou que “é importante salientar que motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgarem necessário. Cancelamentos excessivos, porém, representam abuso do recurso e configuram mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas”.

A empresa também alegou que o local segue todas as normas vigentes.

Confira a nota da Uber na íntegra:

"O Espaço Uber é um local exclusivamente dedicado ao suporte presencial de motoristas parceiros, existente em Campo Grande e em todas as capitais do país. O local, portanto, não é destinado ao atendimento de consumidores, que dispõem, como sempre, de canais de contato com a empresa que funcionam 24 horas por dia, como o próprio aplicativo ou o site help.uber.com.

A Uber informa que o alvará de localização e funcionamento da unidade em Campo Grande está regularizado e irá responder os esclarecimentos solicitados pelos órgãos competentes.

É importante salientar que motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgarem necessário. Cancelamentos excessivos, porém, representam abuso do recurso e configuram mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas. A Uber tem equipes e tecnologias próprias que revisam constantemente os cancelamentos para identificar suspeitas de violação ao Código da Comunidade e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas.

Comportamentos como a prática de cancelar diversas viagens em sequência e logo após terem sido aceitas prejudicam negativamente todos que usam a plataforma porque, de um lado, impedem que outros motoristas parceiros gerem renda atendendo as mesmas solicitações de viagens canceladas, e, por outro, deixam os usuários esperando mais tempo ou até desistindo da solicitação.

O abuso no cancelamento de viagens não tem nada a ver com a liberdade do motorista parceiro de recusar solicitações. Na Uber, o motorista é totalmente livre para decidir quais solicitações de viagem aceitar e quais recusar. A conexão entre parceiro e usuário - quando nome, modelo e placa do carro são compartilhados e o usuário recebe a confirmação de que o motorista está a caminho - só ocorre depois do motorista ter conferido as informações da solicitação (tempo, distância, destino etc.) e decidido aceitar a realização da viagem."

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