Filho de paciente atendida na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro Jockey Club, em Campo Grande, denuncia que a mãe não conseguiu retirar os resultados de exames realizados semanas atrás devido à falta de papel A4 na unidade.
Segundo ele, a mãe deveria ter buscado o resultado impresso e marcado o retorno médico. Ao chegar ao local, porém, foi informada de que o atendimento não seria possível. “A unidade não tinha papel A4. Por isso, não seria impresso o resultado, e ela não poderia retirar nem marcar o retorno. É algo simples, básico”, relatou o filho.
Ele afirma que esse tipo de falha tem se tornado comum. “Já não basta a falta de remédio, agora falta papel A4. Vai fechar desse jeito”, criticou.
De acordo com o filho, a mãe foi orientada a retornar outro dia, sem qualquer previsão.“Mandaram voltar outro dia. Eles podiam pelo menos disponibilizar acesso ao sistema para a gente mesmo imprimir, mas nem isso”, lamentou.
Ele reforça que não foi oferecida versão digital, acesso online ou qualquer meio alternativo para obter o documento. “Aí vai voltar outro dia, e nada se resolve”, disse.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para esclarecer por quefaltou papel na unidade, se há previsão de normalização e se existe protocolo para garantir acesso digital aos exames quando não é possível imprimir, que respondeu por meio de nota, que a denúncia não procede.
Nota:
A Sesau esclarece que a informação de falta de papel para impressão de exames não procede. Para o paciente que tem agendamento na unidade em questão, o médico pode acessar os resultados através do sistema da unidade, já no caso de haver a necessidade de consulta em outro local, o paciente recebe os resultados impressos.










