Usuário do transporte coletivo da Capital já pode comprar o vale transporte por meio do PIX. A novidade está em teste pelo Consórcio Guaicurus, desde esta quinta-feira (18).
Conforme explicou o gerente-executivo do Consórcio, Robson Strengari, o pagamento via PIX é uma medida ''rápida, segura e descomplicada''.
Nesta modalidade, diz Robson, o usuário precisa adicionar o WhatsApp do Consórcio, que é o 67 9 8436-6600. Depois, basta que o comprador digite qualquer mensagem qualquer, por exemplo um ''oi'' ou ''bom dia'', para que o sistema informe o menu sobre qual serviço a pessoa deseja.
Em seguida, o cliente deve selecionar que quer fazer a recarga, que é a opção ''número 1'' e informar o número do cartão do vale transporte (que está no verso do cartão). O sistema então vai perguntar qual o valor a pessoa quer colocar.
Se o usuário escolher colocar 20 reais, por exemplo, o sistema vai enviar um código de pagamento. Depois é só acessar o aplicativo do banco do cliente e escolher a opção ''pagar via PIX''. Aí é preciso copiar e colar esse código no campo correspondente ou escanear o QR Code. Em instantes, o crédito já vai estar na conta do Consórcio Guaicurus.
''Aí, passando em qualquer terminal ou Peg Fácil, já vai estar lá para a pessoa recarregar'', detalhou Robson. Além dos terminais, o equipamento também vai estar nos ônibus. Depois de comprar a passagem pelo PIX, o passageiro pode entrar no ônibus, que vai identificar que ele possui créditos e a catraca será liberada.
''Nos ônibus, a demora por ser de 5 minutos a 24 horas, porque o veículo pode estar em uma ''sombra de sinal'' ou se o equipamento não está com problema. Mas nos testes que fizemos, dois minutos depois da compra já está disponível o crédito'', prosseguiu Robson Strengari.
O TopMídiaNews fez o teste no WhatsApp e percebeu que o sistema é fácil e intuitivo.