O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara de Campo Grande, cobrou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para incentivar o transporte público da Capital. O vereador enviou pedido diretamente ao governo federal, onde o vice-presidente Geraldo Alckmin é do seu partido, o PSB.
O vereador afirma que é necessário que o governo federal adote uma política de incentivo ao transporte público coletivo de passageiros. Carlão informou que está cobrando o Governo Federal por ofício.
"O presidente Lula anunciou um grande incentivo à produção de carros populares no país, com medidas para estimular o acesso da população a carros novos mais baratos. Mas estou encaminhando ao governo federal, ofício solicitando uma política de incentivo ao transporte público, já que vai beneficiar uma parcela muito maior da população e tem um cunho social, garantindo mobilidade urbana", declarou.
Carlão destaca que o transporte individual de passageiros consome 63% de toda a energia não renovável (11,4 toneladas de equivalentes de petróleo) e produz 67% de toda poluição de efeito estufa (32 milhões de toneladas).
Esses números são do Simob (Sistema de Informações da Mobilidade Urbana), criado há mais de 15 anos pela ANTP com a função de retratar de maneira objetiva a forma, as condições e a qualidade com que ocorrem os deslocamentos da população em nossas cidades.