Menu
segunda, 20 de setembro de 2021 Campo Grande/MS
Campo Grande

Vídeo: medalhista ouro na Tóquio-2020 é ovacionado ao chegar em Campo Grande

Bicampeão paralímpico, Yeltsin Jacques foi recepcionado com carreata em Campo Grande

08 setembro 2021 - 09h56Por Rayani Santa Cruz e Adriano Bueno

O bicampeão paralímpico de atletismo, Yeltsin Jacques Ortega, chegou em Campo Grande nesta quarta-feira (8) e foi ovacionado por fãs. Além disso, uma carreata em homenagem ao vitorioso acontece no Centro de Campo Grande.

Jacques, que é campo-grandense, foi o destaque brasileiro nos jogos paralímpicos de Tóquio 2020, disputados em 2021. Foi dele a 100ª medalha do Brasil nos jogos para deficientes. 

"Foi bem trabalhado, a gente manteve o foco, ganhamos a primeira prova e no dia da prova o meu guia disse que a gente tinha chance do ouro. Das 20 medalhas de ouro do Brasil, duas são de Mato Grosso do Sul. Só tenho a agradecer, somar com o esporte do Estado e ajudar a fortalecer. É possível conquistar vários caminhos com o esporte", disse Yeltsin.

Patrícia Neves, mãe de coração de Yeltsin, disse que não tem palavras para descrever o orgulho do filho.  

(Luiz Neves comentou sobre a vitória do irmão. Foto: Silas Lima)

O irmão, Luiz Neves Jacques é só orgulho do medalhista. "A gente esperava muito essa medalha e ele veio com duas. Ficamos mais felizes ainda. Agora é comemorar e buscar mais conquistas. Na próxima paraolimpíada, ele esterá lá com certeza." 

Percurso

A comemoração começará às 9h, com saída no Horto Florestal, na Avenida Ernesto Geisel. O percurso segue a rua 26 de Agosto, travessa José Bacha, ruas Sete de Setembro, 14 de julho, Marechal Rondon, 13 de maio e avenida Afonso Pena.

Ainda segundo a programação, a primeira parada será na Prefeitura, onde terá encontro com o prefeito Marquinhos Trad,

Depois a carreata chegará à Governadoria. O paratleta participa de um almoço especial com o governador Reinaldo Azambuja. 

Medalhista

Yeltsin ganhou a primeira medalha do País na competição, além de quebrar  dois recordes. Jacques é beneficiado pelo programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado. 

O paratleta de Campo Grande venceu com larga vantagem os 5.000 metros rasos da classe T11 (atletas com deficiência visual, com baixa ou nenhuma visão), ao bater o tempo de 15min13s12, melhor marca das Américas e a dois segundos do recorde mundial. Trajetória 

Guerreiro nas pistas, o campo-grandense de 29 anos ainda tentou a terceira medalha na Tóquio-2020, na maratona da classe T12. No entanto, devido ao cansaço, Yeltsin desistiu na metade da prova, quando completou 21 quilômetros pelas ruas da capital japonesa. Na competição, o corredor teve como atletas-guia Laurindo Nunes Neto e Carlos Antonio dos Santos (Bira).

Leia Também

Mulher morre em hospital após cair na rua ao se assustar com moto em MS
Interior
Mulher morre em hospital após cair na rua ao se assustar com moto em MS
MS está em alerta para riscos florestais e danos à saúde em razão do tempo seco
Cidades
MS está em alerta para riscos florestais e danos à saúde em razão do tempo seco
Pensando no fim de ano, comércio de Campo Grande pode contratar 6 mil temporários
Campo Grande
Pensando no fim de ano, comércio de Campo Grande pode contratar 6 mil temporários
Viciado em drogas ameaça policiais com foice no Marcos Roberto
Polícia
Viciado em drogas ameaça policiais com foice no Marcos Roberto