A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

08/09/2021 09:56

A+ A-

Vídeo: medalhista ouro na Tóquio-2020 é ovacionado ao chegar em Campo Grande

Bicampeão paralímpico, Yeltsin Jacques foi recepcionado com carreata em Campo Grande

O bicampeão paralímpico de atletismo, Yeltsin Jacques Ortega, chegou em Campo Grande nesta quarta-feira (8) e foi ovacionado por fãs. Além disso, uma carreata em homenagem ao vitorioso acontece no Centro de Campo Grande.

Jacques, que é campo-grandense, foi o destaque brasileiro nos jogos paralímpicos de Tóquio 2020, disputados em 2021. Foi dele a 100ª medalha do Brasil nos jogos para deficientes. 

"Foi bem trabalhado, a gente manteve o foco, ganhamos a primeira prova e no dia da prova o meu guia disse que a gente tinha chance do ouro. Das 20 medalhas de ouro do Brasil, duas são de Mato Grosso do Sul. Só tenho a agradecer, somar com o esporte do Estado e ajudar a fortalecer. É possível conquistar vários caminhos com o esporte", disse Yeltsin.

Patrícia Neves, mãe de coração de Yeltsin, disse que não tem palavras para descrever o orgulho do filho.  

(Luiz Neves comentou sobre a vitória do irmão. Foto: Silas Lima)

O irmão, Luiz Neves Jacques é só orgulho do medalhista. "A gente esperava muito essa medalha e ele veio com duas. Ficamos mais felizes ainda. Agora é comemorar e buscar mais conquistas. Na próxima paraolimpíada, ele esterá lá com certeza." 

Percurso

A comemoração começará às 9h, com saída no Horto Florestal, na Avenida Ernesto Geisel. O percurso segue a rua 26 de Agosto, travessa José Bacha, ruas Sete de Setembro, 14 de julho, Marechal Rondon, 13 de maio e avenida Afonso Pena.

Ainda segundo a programação, a primeira parada será na Prefeitura, onde terá encontro com o prefeito Marquinhos Trad,

Depois a carreata chegará à Governadoria. O paratleta participa de um almoço especial com o governador Reinaldo Azambuja. 

Medalhista

Yeltsin ganhou a primeira medalha do País na competição, além de quebrar  dois recordes. Jacques é beneficiado pelo programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado. 

O paratleta de Campo Grande venceu com larga vantagem os 5.000 metros rasos da classe T11 (atletas com deficiência visual, com baixa ou nenhuma visão), ao bater o tempo de 15min13s12, melhor marca das Américas e a dois segundos do recorde mundial. Trajetória 

Guerreiro nas pistas, o campo-grandense de 29 anos ainda tentou a terceira medalha na Tóquio-2020, na maratona da classe T12. No entanto, devido ao cansaço, Yeltsin desistiu na metade da prova, quando completou 21 quilômetros pelas ruas da capital japonesa. Na competição, o corredor teve como atletas-guia Laurindo Nunes Neto e Carlos Antonio dos Santos (Bira).

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024