Com capacidade para produzir cerca de 250 mil mudas por ano, o Viveiro Flora do Cerrado produz mudas que são destinadas para plantio em Áreas de Recuperação Ambiental (APP), praças, passeios públicos, parques e escolas, em Campo Grande.
Mas para aqueles que amam mudas, o Viveiro oferta gratuitamente a doação de muda para o plantio em calçada ou quintal, somente no perímetro urbano.
De acordo com o a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), o munícipe deve se deslocar até a Gerência de Arborização, com seus documentos pessoais e comprovante de residência.
A Gerência fica no segundo andar do prédio anexo à Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Rua Mal. Cândido Mariano Rondon, n. 2655, Centro.
No setor o cidadão irá preencher uma Solicitação de Muda e deverá informar:
Local onde será realizado o plantio;
Largura da calçada do imóvel onde será plantada a muda da árvore ou tamanho do terreno;
Se a calçada está localizada no lado rede ou contra rede de energia;
Existem outros conflitos na calçada, por exemplo, ramais de telefonia e internet, orelhão, entre outros.
Mais informações e orientações pelo telefone 4042-1323 ramal 2743 – dfaparborizacao@hotmail.com
O Viveiro Flora do Cerrado tem por objetivo atender a demanda de arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) em praças, passeios públicos, nascentes, entre outras, bem como, a doação à população.
Localizado no Jardim Pacaembu, o espaço foi inaugurado em 21 de setembro de 2010, marcando assim o Dia da Árvore. O projeto do Viveiro Flora do Cerrado foi elaborado por técnicos da Semadur.
São muitas as espécies encontradas no viveiro, dentre elas ipês de flores branca, amarela e roxa, pata de vaca, flamboyant mirim, jabuticaba, acerola, pitanga, romã, ipê mirim, quaresmeira, entre tantas outras.
O viveiro conta com cinco mil metros quadrados de espaço, possui uma extensa produção de mudas de árvores de espécies nativas recomendadas para a arborização urbana e espécies frutíferas.