Um residência passou por vistoria da Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) após uma denúncia que apontava a situação de 11 cachorros na propriedade, além de uma criação de frangos e outros animais em condições inadequadas na manhã desta quinta-feira (13), em Campo Grande.
Segundo a delegada Gabriela Pacetta, ao chegarem no local, a equipe constatou que os cachorros não apresentavam lesões ou doenças aparentes, mas estavam presos em correntes e viviam em um ambiente extremamente sujo.
Durante a vistoria, o proprietário da residência foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos. "Ele foi orientado a retirar os cães das correntes e melhorar as condições do ambiente. A recomendação foi de que ele tomasse as providências rapidamente", afirmou a delegada.
Sobre os frangos, Pacetta mencionou que não foi possível contar a quantidade exata, mas que a situação era igualmente preocupante. "Tem muitos frangos, e há também patos no terreno de trás da residência. Encontramos um buraco no muro que dá acesso ao terreno vizinho, onde os animais são criados", relatou.
A DECAT orientou o proprietário a melhorar as condições do local e continuará acompanhando o caso, com novas visitas previstas para os próximos dias.
O responsável pela residência deverá responder pelos crimes de maus-tratos a animais e poluição ambiental.