A Capital de Mato Grosso do Sul foi carinhosamente apelidada de Cidade Morena pelo arcebispo dom Francisco de Aquino Correia, nascido em Cuiabá, em 1885. Ele gostava de relacionar nomes de cidades com algo que ele achasse parecido na natureza e, devido à cor da terra que existe na região, ele deu esse apelido.
A famosa Cidade Morena é um município brasileiro da região Centro-Oeste. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Cidade tem 906.092 habitantes. De 2019 a 2020, Campo Grande ganhou cerca de 30.408 moradores a mais e vem se tornando cada vez mais popular.
A cidade foi fundada em 21 de junho de 1872, quando José Antônio Pereira chegou e se alojou em terras férteis e completamente desabitadas da Serra de Maracaju, na confluência de dois córregos - mais tarde denominados Prosa e Segredo - e que atualmente é o Horto Florestal.
Entre seus moradores é possível encontrar descendentes de espanhóis, italianos, portugueses, japoneses, sírio-libaneses, armênios, paraguaios e bolivianos.
Mas não foi só Campo Grande que ganhou apelido do arcebispo, ele também apelidou Corumbá de Cidade Branca e Cuiabá de Cidade Verde.