A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

12/02/2019 17:40

A+ A-

Ação do DSEI-MS leva serviços de saúde a aldeia urbana Marçal de Souza em Campo Grande

Destaque para os funcionários do órgão, que participaram das atividades nesse sábado como voluntários

O Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul realizou, nesse sábado (9), dia de campo para Saúde dos Povos Indígenas, na aldeia urbana Marçal de Souza, no Bairro Tiradentes, em Campo Grande. Entre os serviços de saúde oferecidos, das 8h às 12h, pelo DSEI, havia testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.

Também houve orientação e distribuição de preservativos, testes de glicemia, consulta odontológica - com tratamento e distribuição de kit odontológico, palestras educativas sobre diversos temas ligados à saúde, e uma parceria com Hospital do Câncer de Barretos com mulheres indígenas, visando prevenção do câncer de mama e útero, incluindo agendamento de serviços específicos, entre outras importantes ações.

Segundo Fernando Souza, Coordenador do DSEI/MS, o evento teve repercussão imediata junto a população indígena em ambiente urbano, que compareceu em massa, apoiando o estreitamento da relação do DISEI/MS com todos os parceiros envolvidos. A articulação do evento ocorreu com a Presidente do

Conselho de Saúde Indígena de Campo Grande, Elizângela Candelária, com os caciques e o Órgão, o que viabilizou a participação de parceiros importantes, entre os quais o Governo Estadual , Prefeitura Municipal de Campo Grande, Polícia Militar, PROERD, e até empresas privadas, como a DROGASIL.

Ação reunião órgãos e parcerios na aldeia urbana. (Foto: Divulgação)

Destaque para os funcionários do DSEI/MS, que participaram das atividades neste sábado como voluntários. Segundo a Chefe do DIASI/DSEI, Eliete Domingues, foram realizados 14 atendimentos nutricionais, 27 atendimentos preventivos de Câncer (com marcação de preventivo no Hospital de Câncer de Barretos), 31 testes rápidos para detecção precoce de HIV , Sífilis e Hepatites, atendimento odontológico a crianças, com distribuição do kit odontológico.

Houve também 38 atendimentos clínicos odontológicos adultos, e 22 preventivos odontológicos adultos.  O DSEI/MS e parceiros divulgarão a agenda de novos eventos (capital e interior), com a equipe multidisciplinar de enfermeiros, dentistas, psicólogos, nutricionistas, dando sequência ao projeto.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024