TCE MAIO
(67) 99826-0686

Ação do Novembro Azul acontece em UBS do bairro Moreninhas III nesta segunda

Atividades desenvolvidas por estudantes de Enfermagem da Uniderp e enfermeiros da Rede Básica

21 NOV 2016
Da Redação
09h06min

Nesta segunda-feira, 21 de novembro, às 17h, estudantes de Enfermagem da Uniderp e enfermeiros da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Judson Tadeu Ribas, no bairro Moreninhas III, promovem o Novembro Azul, com ações de alerta para a saúde em homens a partir da maioridade. A programação inicia com a palestra sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres de próstata e de pênis e doenças sexualmente transmissíveis, uma oportunidade para aprender e sanar dúvidas.

Para a professora de Enfermagem Ariane Calixto, a atividade é importante para salvar vidas, já que, de acordo com a estimativa do Instituto do Câncer, Mato Grosso do Sul deve registrar 1.100 novos casos de câncer de próstata até o final do ano. “No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, atrás, apenas, do câncer de pele não melanoma. Com conscientização sobre prevenção e levando conhecimento sobre os fatores de risco, conseguiremos reduzir a resistência da comunidade masculina em procurar um médico”, afirma.

Além de ações educativas, a enfermeira da UBS, Lais Carriero Oliveira, acrescenta que haverá exame de sangue PSA, que auxilia na identificação o câncer de próstata precoce, além de consultas médicas previamente agendadas com clínico geral. “Esta também é uma oportunidade de informar aos homens que eles possuem um serviço de atendimento e prevenção próximo de suas casas. Estamos com um horário diferenciado para que possam usufruir sem atrapalhar a rotina”, explica. O atendimento na UBS do bairro Moreninhas III encerra às 21h.

SERVIÇO
Uniderp | Novembro Azul na UBS Dr. Judson Tadeu Ribas
Data: 21 de novembro 
Horário: 17h 
Endereço: Rua Anacá s/n - Bairro Moreninha III 
Entrada Franca

Veja também