Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Campo Grande

Agressivo, paciente que esperava por transporte até o Caps foge de UPA e aparece no Vida Nova

Família ficou desesperada já que o rapaz está em surto

02 fevereiro 2021 - 18h39Por Thiago de Souza

Familiares de um rapaz de 36 anos, com problemas psiquiátricos, estão desesperados, já que o paciente fugiu da UPA Coronel Antonino e apareceu de volta em casa, no Vida Nova II, em Campo Grande. Desde a tarde desta segunda-feira (1º), ele estava à espera de transporte para o Caps, o que não aconteceu. 

Conforme o relato dos parentes, o homem teve um surto, pois perdeu a mãe recentemente e acredita que ela tenha sido raptada por alguém. Os Bombeiros o levaram até a UPA Coronel Antonino, onde ele teve de ficar em uma sala isolada, em razão da agressividade. 

Desde então, a família tenta transferência para o Caps, o que foi autorizado, mas não havia meios de leva-lo até lá. A irmã dele é que o acompanhava na unidade de saúde, mas teve de sair para comer e ficar com os filhos, que estavam sozinhos em casa. 

‘’Aí ele apareceu lá, de tarde. E agora, quem vai falar sobre isso?’’, questionou uma parente. Ela destacou que é preciso uma equipe especializada para transportá-lo, em razão dos surtos e de outras fugas de unidades psiquiátricas. 

Em tempo

Procurada por duas vezes, a assessoria da Prefeitura se manifestou às 22h30. 

''O paciente apresenta resistência em ser mantido na unidade. Não é primeira vez que ele se evade durante um surto ou permanência em um Caps. Não é possível mantê-lo "preso" no leito o que poderia trazer riscos a ele e aos demais pacientes e servidores.  A Sesau esclarece que prestou toda a assistência possível e tem mantido contato com a família para oportunizar o atendimento ao rapaz'', diz a nota.