Menu
terça, 18 de maio de 2021
MS CRESCE PELA VIDA 14 a 18/05/2021
Cidade Morena

Alerta de golpe! Perfil fake da Agehab tenta fazer vítimas em MS

A autarquia alerta que não está fazendo atendimento presencial sem agendamento e que não se comunica através do Whatsapp com mutuários. Bandidos podem estar tentando pegar dados e clonar números

15 abril 2021 - 13h45Por Rayani Santa Cruz

A Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) alerta a população sobre tentativa de golpe realizado por um número que se identifica como sendo da agência e se comunica pelo Whatsapp. A Agehab esclarece que não realiza qualquer tipo de atendimento via Whatsapp.

Nesta quarta-feira (14), pessoas compareceram na sede da autarquia para apresentar a documentação exigida por um perfil no aplicativo, que intitulava ser o contato oficial do órgão; tal prática pode acarretar na clonagem do número telefônico e também resultar na contaminação pelo coronavírus.

Em um dos casos ocorridos, os possíveis criminosos entraram em contato com a vítima e informaram que a mesma havia sido beneficiada com um imóvel. A pessoa, que não quis se identificar, compareceu por voltas das 14hs na Agehab com documentos pessoais em mãos para ser atendida. Durante o ato, os autores fornecem o endereço e o horário de atendimento.

Desde o agravamento da pandemia, a autarquia não realiza atendimento presencial sem agendamento prévio através de contato telefônico. Somente são contatadas pessoas em situação de irregularidade com o Estado e beneficiários de programas habitacionais, cujo o nome aparece na lista de contemplados. Os atendentes se apresentam e logo informam detalhes da situação, que nesses casos já está sobre o conhecimento do atendido.

Para garantir a sua segurança e a proteção de seus dados, suspenda imediatamente o contato com o número mencionado no primeiro parágrafo, e denuncie. Em casos de dúvida, se você é beneficiário ou encontra-se em inadimplência habitacional com o governo estadual, ligue para o 0800-647-3120.

A Agehab ressalta que o atendimento presencial está temporariamente suspenso, sendo realizado somente em casos excepcionais.

Golpes pelo whatsapp

Pensando na sua segurança, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), disponibilizou recentemente, um informativo com orientações precisas para impedir que criminosos façam golpes pelo aplicativo de conversa. Você pode acessar o material clicando aqui.