Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Campo Grande

Após polêmica, Santa Casa explica morte de idosa por covid-19

Familiar chegou a dizer na rede social que 'tudo agora é registrado como covid'

12 julho 2020 - 15h51Por Thiago de Souza

A Santa Casa de Campo Grande esclareceu, na tarde deste domingo (12), que uma idosa de 82 anos morreu por covid-19, neste sábado (11), embora tenha ido ao hospital por conta de uma fratura no fêmur. Foi a primeira morte pela doença nessa unidade. 

Conforme a médica infectologista, Priscilla Alexandrino, o hospital referência para tratamento da covid-19 é o Hospital Regional e não a Santa Casa. O hospital, detalhou a médica, atua na retaguarda para casos de alta complexidade, tanto para tratamento clínico quando cirúrgico. 

No caso da idosa, Alexandrino destacou que a paciente chegou na emergência com um quadro de fratura em membro inferior (perna). Ele chegou sem sintomas e passou por todos os protocolos de segurança contra a covid, adotadas pela unidade.

Em seguida, disse Priscilla, a idosa passou a ter dores na região  gastrointestinal – que é um dos sintomas da covid – e por isso foi isolada, passou por raio-x de pulmão e coletou material para teste da covid. 

Ainda segundo o hospital, a cirurgia do fêmur foi concluída, mas as dores abdominais pioraram e o quadro evoluiu para óbito. Priscilla destacou também que a paciente já tinha histórico de outras doenças e internações. 

Cuidados

Ainda segundo a infectologista Priscilla, as pessoas que tiveram contato com a vítima devem tomar cuidado e ficar isolados. A médica explica o exame feito logo após uma pessoa ter contato com outra infectada pode dar negativo, em razão do período de incubação do vírus. Por isso é preciso o isolamento social e verificar se há sintomas da doença. 

Polêmica

Uma familiar da idosa chegou a dizer, nas redes sociais, que a avó foi internada por conta da fratura e não pela covid-19. Ainda segundo o desabafo, o problema seria apenas a perna, mas que hoje em dia ''tudo é registrado como covid''.