Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Campo Grande

Após protestos contra fechamento de escolas em MS, secretária de educação vai à Assembleia

Pelo menos 15 escolas estão na lista de fechamento em diversos municípios de MS

26 novembro 2019 - 13h15Por Rayani Santa Cruz

Alunos e corpo docente da Escola Estadual Advogado Demosthenes Martins, localizada no bairro Octávio Pécora, região norte de Campo Grande, estiveram com cartazes e faixas na Assembleia pedindo interferência dos deputados para o não fechamento de pelo menos 15 escolas estaduais em Mato Grosso do Sul. É a segunda semana seguida que estudantes vão ao local.

O Governo do Estado tenta fechar algumas escolas e alega otimização de recursos e falta de alunos. Na sessão desta terça-feira (26), o deputado Pedro Kemp (PT) pediu a presença da secretária estadual de Educação, Maria Cecilía Amendola da Motta por meio de requerimento. O objetivo era o comparecimento da mesma na Casa de Leis para explicações melhores sobre a decisão.

Após muita conversa e mediação dos deputados Rinaldo Modesto (PSDB), Londres Machado (PSD) e Barbosinha (DEM), uma reunião com a representante da SED ficou agendada para amanhã às 8h30 na sala da presidência da Assembleia.

Além das justificativas e análises de cada caso de fechamento, outro assunto a ser discutido é uma proposta do governo que visa o  fim das eleições para diretores nas escolas de tempo integral.

“O governo não acredita em gestão democrática. Ao tentar tirar as eleições das escolas de tempo integral haverá a indicação, e isso é colocar cabo eleitoral na escola”, afirmou Kemp que também ponderou sobre indicações que ocorriam no passado por políticos.

O parlamentar criou duas emendas a proposta que visa o fim das eleições, na tentativa de reverter o projeto de lei.