Menu
sábado, 08 de agosto de 2020
Linha de frente - compet
Cidade Morena

Bernal terá que explicar importação de uniformes 'made in Paraguai'

28 junho 2016 - 13h13Por Dany Nascimento e Rodson Willyams

Os vereadores de Campo Grande criticaram a qualidade das bermudas que foram entregues no kit escolar pelo prefeito Alcides Bernal (PP). Um requerimento foi encaminhado para a mesa diretora da Câmara Municipal solicitando que a prefeitura envie informações, por meio da secretaria de Administração, sobre a aquisição das bermudas de tactel que foram recentemente entregues.

O documento pede que o Chefe do Executivo envie cópia do edital do pregão presencial 014/2016 e respectivas alterações, cópia dos documentos apresentados pelas empresas que se habilitaram a participar do pregão 01/2016 e nome das empresas vencedoras e subcontratadas.

Também solicita cópia do parecer da procuradoria-geral que autoriza a adjudicação para empresa vencedora no item expresso no edital (Empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no país), decreto de autorização e ato de registro com autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente e cópia de documentos da Receita Federal referente à legalização da importação dos produtos oriundos do Paraguai, objeto do citado pregão presencial.

Segundo o vereador Otávio Trad (PTB), o último item seria o mais importante. Ele afirma ainda que pretende fazer um estudo para verificar se a prefeitura poderia comprar produto de origem estrangeira.

"A Câmara deve verificar se o contrato está dentro da legalidade. Se tem subordinação por meio da prefeitura em relação à empresa vencedora sobre a aquisição de mercadoria fabricada no estrangeiro. O que a Câmara vai estudar agora é uma questão jurídica, tomando como base para analisar o caso o que a lei federal determina. Em relação à qualidade, eu acredito que a bermuda não aguenta até o meio do ano. Vou analisar o que continha no edital, se poderia ou não fazer aquisição de material de origem estrangeira", afirma Otávio.

Foto: Rodson Willyams

Conforme o parlamentar, a prefeitura terá um prazo de quinze dias para responder o requerimento, mas caso ignore o pedido dos vereadores,  a Casa poderá acionar a empresa vencedora e cogita, ainda, viajar até o Paraguai para investigar o caso.

O vereador Paulo Siufi (PMDB) fez questão de utilizar a tribuna para destacar que a aquisição do tipo de material adquirido pela prefeitura pode ser caracterizada como crime de descaminho e pediu ao presidente da Casa para encerrar a sessão antes do horário para que os parlamentares fossem até o Ministério Público Estadual denunciar o caso, o que não aconteceu.

"A aquisição desse material poderia ser entendido como crime de descaminho. É uma Matéria de extrema relevância, solicitei que a Polícia Federal e o MPE fosse acionado. Inicialmente a entrega dos uniformes atrasados seria motivo para o prefeito ser ovacionado, mas após a divulgação que o material foi adquirido ‘made’ [fabricado] in Paraguai, acabou apresentando um problema para o novo prefeito".

Assim como Siufi, o vereador Airton Saraiva (DEM) destacou que já havia recebido a denúncia em seu gabinete, de que estariam trocando as etiquetas estrangeiras por brasileiras e como presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), acredita que deverá convocar a empresa contratada.

"Meu gabinete também recebeu denúncia que estariam trocando a etiqueta das bermudas por etiqueta de empresas brasileiras e solicitei esclarecimentos para a prefeitura. Esse problema é gravíssimo, não descarto possibilidade de convocar a empresa que fez a contratação por meio da Comissão de Justiça e cogitamos também a suspensão de pagamento da empresa. O short é de tactel, a qualidade é péssima e não poderia ser aceito".

Após ouvir as sugestões dos vereadores, Edil Albuquerque (PTB) destacou que "o pano é importado da China e de péssima qualidade. Bernal responde por sete crimes".

Leia Também

Imaginação: sem amiguinhos da escola, festa de aniversário ganha convidados de vários reinos
Algo mais
Imaginação: sem amiguinhos da escola, festa de aniversário ganha convidados de vários reinos
Campeonato Paulista: Palmeiras ganha título do Corinthians nos pênaltis
Geral
Campeonato Paulista: Palmeiras ganha título do Corinthians nos pênaltis
Obras de recapeamento continuaram neste sábado na Capital
Cidade Morena
Obras de recapeamento continuaram neste sábado na Capital
Lembra deles? The Fevers celebram Dia dos Pais em live hoje
Geral
Lembra deles? The Fevers celebram Dia dos Pais em live hoje