TJMS SETEMBRO e outubro
Menu
quinta, 21 de outubro de 2021 Campo Grande/MS
senar 18/10 a 21/10
Campo Grande

Biblioteca Isaías Paim realiza programação especial no mês da Consciência Negra

13 novembro 2016 - 17h30Por FCMS

No mês de novembro se comemora o Dia da Consciência Negra no país, data que homenageia Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares,  e a Biblioteca Pública Estadual “Dr. Isaías Paim” realiza  de 16 a 18 deste mês, programação especial com exposição fotográfica e literária, palestra e dança como forma de  transmitir  e conscientizar numa reflexão e partilha  sobre como os povos africanos tiveram uma parcela de extrema importância que contribuiu para a formação  da  cultura brasileira. 

Zumbi representou a luta do negro contra a escravidão, morreu defendendo sua comunidade e lutou pelos direitos de seu povo, que só veio em 1888  com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 190 anos após sua morte.

Durante a exposição literária com obras especialmente escolhidas com a temática e que ficará aberta ao público a partir do dia 16/11 (quarta-feira) haverá um painel do artista negro, uma contribuição do artista plástico Galvão Pretto, no qual serão projetadas às trajetórias do negro na cena brasileira desde o Império,  a saga da diáspora  negra na colônia portuguesa no Brasil.

No dia 17/11(quinta-feira) das 14 às 16h haverá a palestra  com o tema “A Literatura Infanto / Juvenil no Processo de Empoderamento da Criança Negra”  que será ministrada pelo Prof. Mário Henrique dos Santos Lopes  da UEMS.  Na ocasião haverá uma performance de dança com Robson Marx e Mariana de Castro.

Na sexta-feira (18/11) das 9 às 11h haverá a projeção fotográfica “Que cor tem a sua pele?” do fotógrafo Mateus Lobando. Os interessados também poderão participar de uma oficina de dança afro ministrada por Mariana de Castro. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail bibliotecadrpaim@gmail.com.

Para Eleuzina Crisanto, coordenadora da biblioteca, quando os estudantes recebem estímulos diferenciados, eles se tornam mais interessados pelo assunto e acabam se envolvendo mais nas atividades propostas. Já para Mariana Castro que idealizou o projeto, ”a leitura e a arte traz a oportunidade ao mundo culto e contribui para a democratização de um de nossos mais valiosos bens culturais”, frisa Castro.

Serviço: A atividades da Consciência Negra realizadas pela Biblioteca Isaias Paim propõe para as escolas três dias de visita às exposições, que serão de quarta a sexta, com início no dia 16/11 apartir das 09h ás 11h, dia 17/11 das 14h ás 17h e no dia 18/11 das 09h ás 11h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9176.

Leia Também

'Homem Aranha' ataca em plena luz do dia e furta fiação no Jóquei Club
Polícia
'Homem Aranha' ataca em plena luz do dia e furta fiação no Jóquei Club
Casas entregues por Riedel melhoram condição de vida em São Gabriel do Oeste
Interior
Casas entregues por Riedel melhoram condição de vida em São Gabriel do Oeste
Mobilização de Mandetta e outros presidenciáveis da 3ª via perde feio pra Bolsonaro e Lula
Política
Mobilização de Mandetta e outros presidenciáveis da 3ª via perde feio pra Bolsonaro e Lula
Morador encara perrengue em córrego para pegar ônibus na Mata do Segredo (vídeo)
Campo Grande
Morador encara perrengue em córrego para pegar ônibus na Mata do Segredo (vídeo)