Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Campo Grande

'Big Brother' de comerciantes tem 172 câmeras e reduz onda de crimes no centro da Capital

Entidade aponta que em um dos locais monitorados, ocorrências zeraram

19 julho 2019 - 07h00Por Thiago de Souza

Sistema de videomonitoramento usado pelas polícias com câmeras de segurança de comerciantes em Campo Grande completou sete meses com boa avaliação, diz a Câmara de Dirigentes Lojistas. Hoje, o sistema ‘’Cidadão Integrado’’ conta com 172 câmeras e teria zerado ação de criminosos, por exemplo, na Praça dos Imigrantes, no Centro. 

De acordo com o presidente da CDL, Adelaido Vila, o projeto começou no final de dezembro de 2018 com 50 câmeras, fruto de parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública. 

"Em outras áreas da cidade reduziu bastante [a criminalidade]", acrescenta Adelaido. 

Vila conta que a ação começou no 1º BPM e hoje atinge todos os batalhões da PM, inclusive o BP Choque. Nele, a polícia tem acesso às imagens das câmeras de segurança dos comércios participantes em tempo real e pode promover ações para combate à criminalidade.  

"... além disso, temos 90 tablets, que o governo cedeu, dentro das viaturas e com o aplicativo do sistema instalado, para que os PMs possam acompanhar as imagens em tempo real’’, explicou o dirigente. 

"Assim que é comunicado um roubo, a polícia já pode, ali mesmo, acessar as imagens. Alguns deles podem fazer ronda virtual na região que atuam", completa Adelaido. 

Foto: Anna Gomes

Quando lançado, o programa estimava que, em seis meses, o programa teria 500 câmeras, mas a entidade justifica que a crise econômica intensa impediu avanço maior do sistema.  

Outro ponto destacado pela CDL é o fato do sistema abranger também o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. 

"Fizemos parceria e colocamos câmera no alto de um prédio na Ernesto Geisel com a Rachid Neder. Aquilo é uma benção, pois dá para monitorar o local que é palco de enchentes’’, celebrou Vila. 

Entidades como hospitais e sindicatos estão próximos de fechar parceria com a CDL e implantar, ao menos, mais 30 câmeras no sistema.