Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Campo Grande

Campo Grande inicia semana com dois toques de recolher

Nos cinco dias que antecedem o Dia das Mães, que cai no domingo, dia 9 de maio, a cidade estará na bandeira laranja

03 maio 2021 - 07h59Por Dany Nascimento

A Capital de Mato Grosso do Sul inicia a semana com dois horários de toque de recolher. Campo Grande terá toque de recolher das 21h às 5h na segunda e terça-feira (3 e 4 de maio); e das 22h às 5h de quarta a domingo (5 a 9 de maio).

Conforme o governo do Estado, os horários diferenciados atendem deliberação do Prosseguir, o Programa de Saúde e Segurança da Economia, que avalia as condições das cidades em relação à pandemia de coronavírus. Confira:

3 de maio (segunda-feira): 21h às 5h;
4 de maio (terça-feira): 21h às 5h;
5 de maio (quarta-feira): 22h às 5h;
6 de maio (quinta-feira): 22h às 5h;
7 de maio (sexta-feira): 22h às 5h;
8 de maio (sábado): 22h às 5h;
9 de maio (domingo): 22h às 5h.

A cidade está na bandeira vermelha do programa, de grau de risco alto para infecção por coronavírus e permite o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco.

Nos cinco dias que antecedem o Dia das Mães, que cai no domingo, dia 9 de maio, a cidade estará na bandeira laranja, de grau de risco médio para o contágio do vírus, com permissão de funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco.

A mudança da classificação das bandeiras atende demanda dos setores do comércio e de serviços, para potencializar as vendas do Dia das Mães, e só foi possível graças ao melhor desempenho da cidade dentro do Prosseguir.

Conforme a chefe da Consultoria Legislativa do Governo do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, a mudança no toque de recolher atende critérios técnicos e científicos. “Foi feita uma análise e decidido que haverá esta flexibilização durante estes cinco dias, relativizando a regra em função do Dia das Mães, para evitar a concentração de pessoas no mesmo horário no comércio", explicou.

Após o Dia das Mães, Campo Grande volta para bandeira vermelha, com toque de recolher das 21h às 5h entre os dias 10 e 12 de maio, quando o Prosseguir irá atualizar o mapa situacional da covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Atualização a cada duas semanas

O Prosseguir é atualizado a cada duas semanas e ajuda prefeitos e secretários de saúde a planejar estratégias de enfrentamento ao coronavírus. O programa envia relatórios com recomendações para todos os municípios, baseadas nos dados do fim da semana (último sábado) obtidos pelo cruzamento dos indicadores de Vigilância Epidemiológica, Saúde e Impacto Econômico.