A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

23/12/2018 11:30

A+ A-

Caramujos gigantes e escorpiões apavoram vizinhos de terreno no Pioneiros

Mato alto preocupa ainda mais em época de reprodução de insetos que provocam doenças

Há meses não surge uma solução para o matagal que têm causado ‘dor de cabeça’ aos moradores da Rua do Bosque, na Vila Adelina, região do Pioneiros, em Campo Grande. Conforme reclamação de uma moradora que preferiu não se identificar na reportagem, os vizinhos não sabem mais a quem recorrer.

“O mato está infestado de caramujo africano, lacraia, mosquito da dengue e outros. Já fizemos várias denúncias na prefeitura, CCZ (Centro de Controle Zoonoses), agente de saúde, etc., sem obter êxito”, reclama.

A prefeitura da Capital é responsável por multar o proprietário dessas áreas sem cuidado, mas pena em obrigar que os locais estejam sempre limpos. Quase que diariamente, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) atende denúncias e encaminha fiscais para vistorias e, se necessário, notifica o responsável. 

Das obrigações básicas, estão fechar o terreno com muro e cuidar da limpeza interna, em um prazo de até 15 dias após a notificação via Correios. Caso haja descumprimento, deve pagar multa que varia de R$ 2.243,00 a R$ 8.972,00, conforme lei municipal.

Quem descumpre o pagamento da multa pode ter seus bens bloqueados pela Justiça. Em 2017, conforme a Semadur, 3.871 proprietários de terrenos urbanos foram notificados por falta de limpeza, e 426 foram multados. 

Resposta

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para saber sobre a questão, mas a resposta encaminhada afirma que a secretaria responsável não tem conhecimento do problema na localidade. 

“Primeiramente é preciso que o morador formalize a denúncia na Ouvidoria SUS através do 3314-9955. Feito isso, será aberta uma ocorrência e a demanda encaminhada aos setores responsáveis para que seja programada um vistoria. [...] No setor de Ouvidoria não foi identificada nenhuma ocorrência com a referida localização, desta forma será dado o encaminhamento, porém é necessário que o caminho dito acima seja seguido”, destaca a nota.

A Defensoria Pública do Meio Ambiente também oferece um contato para denúncias de falta de limpeza em terrenos em Campo Grande, que podem ser feitas por WhatsApp pelo número (67) 98127-5711.

Repórter Top

Você também pode enviar flagrantes, acidentes, denúncias, fotos, informações que podem virar notícia no nosso site, mandando via WhatsApp pelo número (67) 99826-0686.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024