Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Campo Grande

CCZ vacina cães e gatos do Distrito de Anhanduí

A imunização contra raiva ocorre neste fim de semana

09 janeiro 2021 - 15h55Por Rayani Santa Cruz

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irá realizar neste fim de semana a vacinação de cães e gatos contra a raiva no Distrito de Anhanduí, localizado a 60 quilômetros de Campo Grande. Oito equipes estarão, das 08h às 15h, percorrendo casa a casa, imunizando os animais contra a doença.

Conforme a Prefeitura, a campanha de vacinação antirrábica teve início em Campo Grande em agosto do ano passado e até o dia 31 de dezembro, 90 mil cães e 32 mil felinos foram vacinados,o que corresponde cerca de 80% da meta, estimada em 160 mil animais.  O trabalho segue pelos próximos meses atendendo bairros da região Bandeira, Prosa e Central, além da zona rural do município.

Durante as abordagens, é imprescindível a colaboração de todos os tutores de cães e gatos, recebendo os agentes do CCZ que estarão executando suas atividades desta forma, também cuidando da saúde da população humana.

Os servidores estarão uniformizados e portando equipamentos adicionais de proteção individual (EPIs), seguindo os protocolos de biossegurança por ocasião da pandemia do coronavírus (Covid-19). Todos os servidores foram testados para a doença na semana passada.

Caso o tutor não esteja em casa no momento em que a equipe estiver no bairro, será deixado um comunicado para que o tutor leve o animal ao CCZ para a aplicação da  vacina antirrábica. O horário de funcionamento do órgão para vacinação é de segunda a sexta-feira, de 7 às 21 horas. Aos sábados, domingos e feriados, de 6 às 22 horas.

O último caso de raiva humana no município foi registrado em 1968. Já em cães e gatos, o último caso ocorreu em 2001, quando o cão adquiriu a doença por meio do contato com um morcego contaminado com o vírus. Porém, o vírus segue em circulação, principalmente em morcegos contaminados que constantemente são capturados e encaminhados ao CCZ.  Para manter a situação sob controle é preciso que pelo menos 80% dos cães e gatos sejam vacinados.