PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

28/02/2020 11:41

A+ A-

Cidade Morena recebe obras de drenagem

A ideia é que não tenha mais alagamentos na região

As obras de drenagem e controle de enchentes no Bairro Cidade Morena já começaram. A ideia é que não tenha mais alagamentos na região..

A Prefeitura vai investir R$ 2,8 milhões para implantar 1,5 quilômetro de tubulação, 203 metros de galerias celulares e 220 metros cúbicos de gabião.

Conforme divulgado, toda esta estrutura vai captar a enxurrada que desce das Moreninhas e da drenagem implantada na parte do bairro que já foi asfaltada

O sistema de captação existente extravasa porque na época da pavimentação, feita há 10 anos,  não foi construída esta tubulação para toda água atravessar a Avenida Gury Marques e desembocar no Córrego Gameleira, que nasce mais adiante, na margem direita da avenida (sentido centro/bairro).

Sem esta drenagem complementar, as bocas de lobo não fazem a captação necessária e com isto a enxurrada alaga as casas construídas abaixo do nível das ruas e impede a travessia de veículos de passeio.

A drenagem complementar e de controle de enchentes da Cidade Morena chegou a ser iniciada em 2014, mas  foi interrompida na gestão passada, sendo retomada em 2018.

A obra foi retomada com duas frentes de serviço. Começou a ser instalada a tubulação na Rua Salmorão e na margem direita da Gury Marques, logo após o bueiro sob avenida. No local há um dissipador de energia (uma espécie de escada que reduz a velocidade da água). Serão construídos 203 metros cúbicos de gabião (com 5 degraus) para estabilizar as margens e com isto evitar que haja erosão.

Na outra margem da Gury Marques, serão instalados 223,6 metros de galerias celulares, estruturas de concreto, cada uma pesando 25 toneladas que tem 2,5 metros de diâmetro.

Na Cidade Morena, a tubulação será instalada nas ruas  Salmorão; Israelândia, Ubirajara Guarani, Jaguariúna, Floreal, Inconfidentes, Travessa Manoel José de Toledo e Buenópolis. As galerias projetadas para a  Buenópolis vão captar as águas pluviais que descem pela Rua Minas Novas.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024