A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

28/12/2019 16:09

A+ A-

Com suspeita de sarampo, paciente fica isolado no CRS Tiradentes

A informação foi confirmada pela Sesau

Um homem de 46 anos deu entrada no CRS (Centro Regional de Saúde) Tiradentes neste sábado (28), com suspeita de sarampo. Por precaução, ele está isolado dos demais pacientes, já que a transmissão da doença ocorre quando a pessoa tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o paciente chegou ao local ao início da tarde com sintomas da doença. Ele apresenta exantemas (erupção geralmente avermelhada que aparece na pele devido à dilatação dos vasos sanguíneos ou inflamação) pelo corpo, coceira e febre. Ainda conforme a Sesau o paciente foi medicado para aliviar os sintomas e segue em observação em local isolado dos demais pacientes. 

A família relata que os exantemas iniciaram-se há aproximadamente nove dias. O paciente teria sido encaminhado para unidades de saúde da rede privada por três vezes e o caso estava sendo tratado como alergia.

O CRS realizou a coleta de sangue do paciente para a realização do exame de sorologia, que deve ficar pronto em até 14 dias, segundo a Secretaria. O estado de saúde do paciente é estável e ele segue em observação.

A Sesau diz que são 33 casos notificados desse o início do ano até a última sexta-feira. Sendo 32 já descartados e um confirmado (onde um bebê adoeceu, mas o caso é considerado importado, já que a família havia viajado para São Paulo, Estado com grande concentração da doença).

Sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. 

(Com informações do Ministério da Saúde)

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024